SITE-min-min

O Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) recebeu em março a homologação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) como instituição Acreditada, o que garante à unidade o selo de qualidade até 2019, renovando o título, recebido em setembro de 2014. Gerido pela Organização Social (OS) Instituto Sócrates Guanaes (ISG) desde julho de 2012, o HDT/HAA foi o primeiro hospital de infectologia do país a conquistar o selo.

A homologação ocorreu após visita de avaliação para manutenção da Acreditação, realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) nos dias 4 e 5 de outubro de 2016, quando seis avaliadores do Instituto estiveram no hospital. Durante a visita foram analisados todos os setores do HDT/HAA para verificar se a unidade permanece atendendo os requisitos de qualidade e segurança do paciente. “Mesmo nesse momento de crise no país, o hospital busca mais produtividade e eficiência, tentando aprimorar os processos”, afirmou o avaliador Christian Hart Ferreira. O profissional, que já visitou a unidade por quatro vezes, também elogiou o comprometimento dos colaboradores. “A cada visita percebo um amadurecimento dos profissionais e da liderança em prol da segurança dos pacientes”, analisou.

Toda equipe do HDT/HAA recebeu a notícia da renovação do certificado ONA com entusiasmo. Segundo a diretora geral Aline Oliveira, a homologação veio para recarregar os ânimos pela busca de um nível mais alto de excelência. “Todos no hospital estão empenhados e motivados para a evolução contínua dos processos de qualidade e não medem esforços para conquistar o Nivel 3”, afirmou.

“Para o ISG, ter participado desta história e conquistado a façanha de encontrar uma unidade que, há quase cinco anos, encontrava-se em estado de interdição por parte do Conselho Regional de Medicina (Cremego), pelas inconformidades existentes e conseguir superar com compromisso, eficiência e ética, progredindo para tal reconhecimento é muito gratificante. Juntos, nesta parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), tornamos o HDT/HAA o primeiro hospital de infectologia do Brasil certificado com ONA 1 e agora com a homologação do selo, permanecemos únicos”, salientou o superintendente Técnico-Científico do ISG, Dr. André Guanaes.

Título – A acreditação ONA é um processo voluntário que propõe uma metodologia sobre a qual o hospital é avaliado a cada oito meses, para a manutenção da certificação, e a cada dois anos, para renovação da certificação com novas etapas para obtenção da Acreditação Plena Nível 2 e posteriormente a Nível 3. (Bastidores – Assessoria de Comunicação)