HMI Comunicação

Referência no atendimento de casos de média e alta complexidade, como a prematuridade, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) alerta para campanha Novembro Roxo – mês em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17.

Com o tema “Juntos pelos prematuros: cuidando do futuro”, a unidade promoverá uma ação mais intimista, devido à pandemia. A ação visa alertar e conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre os riscos da prematuridade, que é a segunda causa de morte de crianças com menos de cinco anos de idade, ficando atrás somente da pneumonia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de bebês nascem antes do tempo, por ano, no mundo. No Brasil, 11,7% do total de nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação. No HMI, esse tipo de nascimento corresponde a cerca de 60% dos partos realizados. O alto índice é explicado pelo fato do hospital ser especializado nesse tipo de atendimento.

O bebê que nasce prematuro pode ter complicações respiratórias, cardíacas e intestinais e requer cuidados especiais em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. No caso do bebê não conseguir respirar sozinho, pode haver a necessidade de ventilação mecânica até que os pulmões amadureçam.