(divulgação)

ATTi Comunicação e Ideias

O documentário “Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror” dirigido por Xavier Burgin, abre a 11ª edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico, no dia 16 de abril, sexta, a partir das 18h, na plataforma Belas Artes à la Carte, com apenas 1.000 ingressos/acessos gratuitos.

O longa, que é baseado no livro homônimo da escritora Robin R. Means Coleman, convidada do festival, faz uma análise das imagens, influências e impactos sociais dos negros nos filmes de terror na história do cinema, com depoimentos de figuras icônicas do horror da atualidade como o diretor Jordan Peele (Corra!), Tony Todd (O Mistério de Candyman), Ernest Dickerson (Bones), Rusty Cundieff (Tales from the Hood), Tina Mabry (Mississippi Damned), Paula Jai Parker (Tales from the Hood), Ken Foree (Despertar dos Mortos), entre outros. (Trailer)

O bate-papo com a escritora Robin R. Means Coleman, acontece no dia 17/04, às 20h, com mediação do crítico Fillippo Pitanga. O evento é gratuito e transmitido nas redes sociais do festival.

O 11º Cinefantasy apresenta uma seleção com mais de 150 filmes nacionais e internacionais, de 70 países, divididos em 15 mostras competitivas, sendo 2 mostras de longas-metragens, documentário e ficção, e 13 mostras de curtas-metragens, divididas pelos temas: Horror, Ficção Científica, Fantasteen, Fantasia, Estudante, Brasil Fantástico, Amador, Pequenos Fantásticos, Espanha Fantástica e Animação, além do pioneirismo mundial do gênero fantástico nas mostras Mulheres Fantásticas, Fantástica Diversidade e a novidade deste ano, a mostra Fantastic Black Power.

SESSÃO DE ABERTURA  – Dia 16/04, sexta-feira, às 18h

Exibição do documentário “Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror”, dirigido por Xavier Burgin.

Onde: belasartesalacarte | Apenas 1.000 ingressos gratuitos disponíveis na plataforma a partir das 18h.

Sinopse: Mergulhando em um século de filmes de gênero que os utilizaram, caricaturizaram, exploraram, minimizaram e finalmente os abraçaram, essa é a história não contada dos negros americanos em Hollywood e sua conexão com o gênero de terror.

BATE-PAPO_ HORROR NOIRE A REPRESENTAÇÃO NEGRA NO CINEMA DE TERROR

Quando: 17/04 (quinta) às 20h

Convidada: Dra. Robin R. Means Coleman | Mediação: Filippo Pitanga

Dra. Robin R. Means Coleman é professora adjunta no Departamento de Estudos da Comunicação e no Centro de Estudos Afro-Americanos e Africanos da Universidade de Michigan. Seus trabalhos anteriores incluem African Americans and the Black Situation Comedy: Situating Racial Humor e a edição da coletânea Say It Loud! African Americans, Media and Identity, e, mais recentemente, a coedição do volume Fight The Power! The Spike Lee Reader.

Filippo Pitanga: crítico e curador de cinema, advogado e jornalista. Mestrando em Comunicação pela ECO-UFRJ. Membro da ACCRJ/Fipresci. Professor na AIC e Sesc. Apresentador no Canal Like. Colunista da Revista Fórum e Carta Capital. Podcast Cinema em Série. Editor-chefe do Almanaque Virtual.

Onde:  Facebook CInefantasy  e Youtube Cinefantasy

Mais informações: www.cinefantasy.com.br

Serviço:

11º CINEFANTASY – de 16 a 29 de ABRIL de 2021

Onde: Belas Artes à La Carte –belasartesalacarte

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90
Para se cadastrar acesse: belasartesalacarte e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro: cadastrobelasartesalacarte
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IOS,  Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play , App Store e dispositivos Roku. Petra Belas Artes À LA CARTE.

** Todas as atividades paralelas são gratuitas