Patricia Finotti

(crédito: divulgação Goiânia Mostra Curtas)

ProCultura – Assessoria de Imprensa /Flávia Miranda – Maria Clara Moura

 

As atividades formativas são totalmente gratuitas e as inscrições poderão ser realizadas pelo site de 25 de agosto a 01 de outubro

 

23ª Goiânia Mostra Curtas acontecerá entre 7 e 12 de outubro de 2025, em Goiânia-Goiás, com programação totalmente gratuita. Além da exibição de filmes, o festival tem como um de seus pilares a formação e capacitação de profissionais do audiovisual e estudantes com interesse nas áreas de cinema e audiovisual. Entre as atividades que compõem a programação do festival estão: Aula com Dora Amorim e Estudo de Caso com Nina Kopko.

 

Aula: Internacionalização de Filmes – Estratégias para Coproduções

– Instrutora: Dora Amorim, produtora audiovisual com vasta experiência em coproduções internacionais

– Data: 8 de outubro (quarta-feira)

– Horário: 10h

– Carga horária: 4h

– Local: Sala multimídia João Bênnio – Vila Cultural Cora Coralina

– Público-alvo: Produtoras, produtores executivos e estudantes com interesse na área

 

Dora Amorim é sócia da Zebra Filmes e atua como produtora audiovisual desde 2010, acumulando experiência no setor. Formada em jornalismo pela UFPE, começou sua carreira como Jornalista na Revista Continente e Caderno C, do Jornal do Commercio. Em 2008, foi sócia fundadora da Ponte e seus filmes foram exibidos em mais de 100 festivais ao redor do mundo, incluindo a Semana da Crítica de Cannes, Rotterdam International Film Festival, Festival do Rio de Janeiro e o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 

Atualmente Dora é sócia e produtora da Zebra Filmes e colabora com Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho na Cinemascópio Produções, onde foi produtora executiva de “O Agente Secreto”, que estreou na Competição de Cannes, conquistando o Prêmio de Melhor Ator e Melhor Direção. Participou do Berlinale Talents e Eave+, além de integrar a Rede de Talentos Paradiso. Dora Amorim foi produtora executiva de longas com coprodução envolvendo países como França, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai e Taiwan. Já participou de diversos laboratórios de coprodução internacional, como Marché du Film, TorinoLab, BRLab, CineMundi. Em 2025, foi uma das 10 produtoras brasileiras selecionadas para o evento de coprodução entre o Brasil e França, no Festival de Cannes. 

Também foi reconhecida pela publicação LatAm Cinema como uma das cinco produtoras latino-americanas em destaque no Festival de Cannes de 2025.

 

Estudo de Caso: A Construção de Personagens do Curta “Chão de Fábrica”

– Instrutora: Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora com experiência em festivais renomados

– Data: 11 de outubro (sábado)

– Horário: 10h

– Carga horária: 3h

– Local: Sala multimídia João Bênnio – Vila Cultural Cora Coralina

– Público-alvo: Roteiristas, diretores, produtores e estudantes de audiovisual

 

Nina Kopko é diretora, roteirista, preparadora de elenco e consultora de roteiros. Foi diretora assistente de A Vida Invisível (Karim Aïnouz), vencedor da Un Certain Regard em Cannes 2019, e de O Silêncio do Céu (Marco Dutra), premiado em Gramado 2016. Fez o casting de Motel Destino, Seleção Oficial de Cannes 2024, e a pesquisa artística de Ainda Estou Aqui, Oscar de Filme Estrangeiro em 2025.

O curta que dirigiu e escreveu, Chão de Fábrica, ganhou mais de 30 prêmios, como melhor curta dos festivais de Havana, Brasília, Rio, Ceará, Fribourg e BogoShorts, além de ser eleito Melhor Curta Brasileiro pela ABRACCINE de 2021. Dirigiu as séries documentais A História de Uma Planta (GNT/Globoplay) e Mulheres pela Independência (TV Brasil/History), de 2024. Participou da residência da Cité Internationale des Arts (Paris, 2022) com apoio do Projeto Paradiso e participou da Berlinale Talents em 2025. É tutora do Laboratório de Roteiros Cena 15 e faz parte do Núcleo de Roteiros da Vitrine Filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.