Instituto especializado em Autismo de Brasília abre unidade em Goiânia

Inauguração do Instituto Ninar na capital goiana será no próximo sábado, dia 10, às 17 horas, em clínica instalada na avenida 136, no Setor Sul

Kombinha Azul, projeto de food truck operado por jovens autistas, também deve chegar a Goiânia . (divulgação)

O número de diagnósticos do autismo é crescente. Se antes se esperava um caso para 1000 crianças nascidas, atualmente a expectativa é de um para 68, segundo o Centers for Disease Control (CDC), de Georgia, nos Estados Unidos. Com este aumento, a Psicologia se deparou com a falta de profissionais qualificados para atender a demanda. Em Goiânia, portanto, não seria diferente. E, para atender pacientes dentro do espectro do autismo, os psicólogos Gustavo Tozzi e Fabiana Andrade, cofundadores do Instituto Ninar de Brasília, irão inaugurar uma unidade na capital goiana, ao lado da psicóloga Nayane Talita Gobato, também sócia e que estará à frente do centro localmente. O instituto será lançado oficialmente no próximo sábado, dia 10, em evento para convidados.
O interesse de Gustavo pela especialidade surgiu ainda durante a graduação, o motivando a realizar um estágio extra-curricular e, posteriormente, especialização e mestrado na área. Ele revela que o Instituto Ninar de Goiânia atenderá pacientes locais, que muitas vezes se deslocavam até Brasília ou até mesmo se mudavam para a capital federal em busca de tratamento com o instituto. “Foi então que percebemos a oportunidade e, durante um ano, preparamos a equipe para esta responsabilidade imensa que é atender crianças, jovens e adultos dentro do espectro do autismo. É um sonho, do ponto de vista clínico e técnico, realizado”, revela ele, que realiza atendimentos em autistas desde 2007.
Com Fabiana não foi diferente. Também na graduação, após curso extracurricular ela já se apaixonou e direcionou seus estágios para a área. “Quando terminei a faculdade, um ex-professor me convidou para montar um grupo de pesquisa com treinamento de pais. Dali pensamos em chamar o Gustavo e começamos, nós dois, a trabalhar diretamente com as famílias”, relembra. Em pouco tempo, passaram para o atendimento clínico em consultório, visto que sair de casa proporcionava um contato social e oportunidades para aprendizado que não eram possíveis no atendimento em domicílio. As modalidades também foram se diversificando. “Vieram os acompanhamentos terapêuticos, pedagógico e os grupos terapêuticos, tanto em consultório, quanto fora”, conta a psicóloga. Fundado em 2014, o Instituto Ninar possui, além da clínica em Brasília, unidades em Águas Claras e Rio Verde.
Em Goiânia a agenda está aberta e serão oferecidas, de início, as especialidades de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neuropsicologia e Psicopedagogia, com a presença semanal de Gustavo e Fabiana, que atuarão como supervisores clínicos. Os atendimentos poderão ser feitos em
consultório, por meio de acompanhamento terapêutico, nos formatos individual e em grupo. Há ainda um grupo de apoio para pais. Estão previstos, a médio prazo, a inclusão dos projetos sociais da equipe: a Kombinha Azul, food truck que estimula o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao
mercado de trabalho, como atendimento a clientes, habilidades matemáticas e sociais, e faz paradas semanalmente em ruas de Brasília; e a banda de rock, composta por adolescentes e jovens autistas, terapeutas e voluntários. “Goiânia será herdeira de muita coisa que já dá certo. Será uma unidade bem preparada para lidar com diferentes desafios”, termina Gustavo.

Quem são os sócios
Gustavo Tozzi Martins
Cofundador do Instituto Ninar. Diretor do Instituto Ninar de Brasília. Psicólogo graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou treinamento em Análise do Comportamento Aplicada a
pessoas autistas, sob atendimento domiciliar, em Harrison, NY (EUA). Atualmente é diretor pedagógico do Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC) e coordenador e docente do curso de Formação em Ensino Especial com ênfase nos Transtornos do Espectro Autista e quadros assemelhados pelo IBAC. Docente no curso de Formação Clínica Analítico-Comportamental pelo IBAC. Docente e supervisor de estágio no curso de Psicologia pela Universidade Paulista. Docente e supervisor de estágio no curso de Psicologia da Universidade do Distrito Federal. Psicólogo clínico de adultos e supervisor de casos clínicos, domiciliares e de acompanhamento terapêutico de indivíduos com Transtornos do Espectro Autista e quadros assemelhados.
Fabiana Azevedo de Andrade
Cofundadora do Instituto Ninar. Coordenadora clínica Instituto Ninar. Psicóloga graduada pelo Centro Universitário (IESB), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário (IESB), possui curso de Formação em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC), mestre em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB).
Docente e supervisora clínica no curso de Formação em Ensino Especial com ênfase nos Transtornos do Espectro Autista e quadros assemelhados e no curso de Formação em Clínica Analítico-Comportamental pelo IBAC. Supervisora e terapeuta de atendimento clínico e domiciliar, individual e
em grupo, de casos clínicos de crianças com TEA e quadros assemelhados.
Nayane Talita Gobato
Diretora clínica Instituto Ninar de Goiânia. Psicóloga graduada pelo Centro Universitário (IESB). Especialista em Análise Comportamental Clínica pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Possui Aperfeiçoamento Profissional pelo Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Psicoterapeuta clínica.

Equipe de atendimento
Alice de Carvalho Borges, fonoaudióloga; Carolina Passos Marques, psicóloga e supervisora clínica; Patrícia Eiterer, psicóloga; Patrícia Marques Felipe, terapeuta ocupacional; Samantha Tayan Lopes, psicóloga; Thayrine Alves de Azevedo, pedagoga; e Vanessa Marques Martins, psicóloga.

Serviço
Inauguração do Instituto Ninar
Quando: sábado, 10 de março, às 17 horas
Onde: Av. 136, 745, Setor Sul
Contato para agendamento: (62)98322-1122 e goiania@institutoninar.com.br

(Imprensa: Andrea Regis )

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS