Loja de cosméticos ensina mulheres a se maquiar

Fernanda Cappellesso

A vaidade do brasileiro é reconhecida internacionalmente e tem gerado bons rendimentos para a economia nacional.  Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos (Abihpec), informam que o mercado de beleza avançou cerca de 2% no último ano. A inflação dos produtos de higiene fechou 2018 com queda de 3,2%, indo contra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que subiu 3,75%. Para este ano, é previsto um crescimento de 4,1% nas vendas, algo em torno de R$ 50,43 bilhões a mais na economia.

Empresas que comercializam cosméticos buscam fortalecer o relacionamento com os clientes para fidelizar o público desse mercado que não foi abalado pela crise. Um exemplo é a multimarcas Booja Woman, localizada no Estação da Moda Shopping, em Goiânia. A empresa vai além do relacionamento comercial e faz com que seus vendedores sejam verdadeiros consultores de beleza feminina. Eles oferecem cursos de automaquiagem, ensinam o cliente a usar o produto que está adquirindo, tiram dúvidas, dão dicas do melhor uso dos  cosméticos e orientam os cuidados essenciais para a pele. 

O maquiador Henrich Laércio, que  atua como consultor de beleza na empresa, destaca que dá muitas dicas e ajuda o cliente. “Independente do valor da compra a gente dá dicas, faz maquiagens rápidas para uso diurno, ensina a usar a sombra, a colocar os cílios, que todo mundo acha muito difícil”, explicou. Ainda de acordo com ele, 90% dos clientes não sabem fazer maquiagem e utilizar corretamente os produtos. “Foi pensando nessas pessoas que decidimos ter essa relação mais próxima”, finalizou.

Para isso, a empresa montou um camarim no qual o cliente pode, além de testar os produtos, fazer sua maquiagem com dicas dos profissionais da loja. Entre os serviços oferecidos, está um curso de automaquiagem, que acontece periodicamente. “O cliente paga o valor de R$ 120,00 para participar, mas leva R$80.00 em produtos que são suficientes para fazer uma make para iniciantes”, explicou Henrich. Ele acrescentou também que tem orientado a importância da limpeza e da hidratação da pele. 

Outro mimo oferecido pela empresa é uma maquiagem de festa completa. De acordo com Henrich ao efetuar uma compra no valor de R$ 150,00 a cliente ganha um voucher que dá direito a esse serviço. “Cadastramos o cliente. Quando ele quiser marcamos o horário e  fazemos o serviço”, disse. Segundo ele, há clientes que saem de lá direto para a festa.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS