MAM São Paulo promove novas atividades educativas em maio

a4&holofote comunicação / Laura Jabur

Programação celebra o Dia Internacional de Museus e o Dia Mundial do Brincar em duas semanas
com atividades inéditas

Em sua 19ª edição, a Semana Nacional de Museus é norteada pelo tema O futuro dos museus: recuperar e reimaginarassunto escolhido pelo ICOM, o Conselho Internacional dos Museus, e visa fomentar as discussões sobre a atuação destes equipamentos culturais e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

A Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância, instituição parceira do MAM educativo, acontece como programação anual do Museu também pelo programa educativo Família MAM, em celebração à infância, ao direito a ela e ao brincar como modo livre e espontâneo de ser e estar no mundo pela criança.

Entre outros destaques da programação, estão a apresentação virtual do projeto MAM no Minecraft, iniciativa encabeçada pelo Museu em parceria com a Microsoft e a Agência Africa; o bate-papo com o artista Thiago Honório e a educadora Cristina Fernandes; a oficina online de percussão com a Banda Alana; e um encontro com música e movimento para bebês, mães e pais, conduzido por Sandra Bitar e Gih Maldonado .

Confira a programação completa:

4 de maio, terça-feira, às 16h
Formação em arte e acessibilidade
Corpo Intruso, conversa virtual com Estela Lapponi
Encontro virtual no Zoom para professores, educadores, pesquisadores e artistas, com intérpretes de Libras. 50% das vagas são destinadas à rede pública de ensino.

Neste encontro virtual, a performer e videoartista Estela Lapponi conversa sobre seus trabalhos a partir do conceito Corpo Intruso, uma investigação cênica, visual e conceitual, e do seu contêiner Zuleika Brit. A artista conta como o conceito lhe revelou a percepção DEF (de pessoa com deficiência) de mundo e possibilitou a subversão e explosão de territórios hegemônicos na vida e na arte transformando o seu fazer artístico.

Estela Lapponi é atriz, formada no teatro Escola Macunaíma, jornalista de formação na FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), e dançarina, com certificado de treinamento para professora em Danceability, mestrado em Práticas Cênicas e Cultura Visual pela Universidad de Alcalá de Madri e especialização em Estudos Contemporâneos de Dança da Escola de Dança na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Fundou sua própria companhia em 2005, a inCena 2.5, que tem como prática investigativa o discurso cênico do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional (com o público) e o trânsito entre as linguagens cênicas e visuais.

5 de maio, quarta-feira, às 16h
Contatos com a arte + arte e ecologia
roçabarroca: um encontro entre a educação e a arte, com o artista Thiago Honório e a educadora Cristina Fernandes
Encontro virtual no Zoom para professores, educadores, pesquisadores, estudantes e artistas. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

A obra roçabarroca de Thiago Honório esteve em exposição no MAM pelo Projeto Parede entre outubro de 2020 e março de 2021. Passado esse tempo, o artista e a educadora Cristina Fernandes se encontram virtualmente para tratar sobre esse trabalho e os temas que atravessaram o fazer e a mediação. Não à toa, memória, visões da natureza e as infinitas possibilidades do barro são aqui elementos importantes para pensarmos nossa relação com a arte e a tecnologia.

Thiago Honório, de Carmo do Paranaíba (MG), vive e trabalha em São Paulo (SP). É Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp, Mestre em Teoria e História da Arte e Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP. A prática de Thiago Honório parte de uma matriz interdisciplinar, animada por um trânsito entre o ordinário e o extraordinário, reuniões de temporalidades distintas a partir de uma experiência entre as esferas íntimas e públicas, diferentes saberes, trocas, e baseada em procedimentos como deslocamentos e montagens.

Cristina Fernandes é graduanda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, atua como educadora não formal em espaços expositivos e desenvolve pesquisa sobre a temática da arte popular e o mercado da arte como tentativa de construir novas narrativas e pensar as hierarquias presentes.

5 de maio, quarta-feira
Programa de Visitação + arte e ecologia
Post Experiência poética
Vídeo Já experimentou reciclar papéis manualmente?
No Instagram do MAM

Inspiradas(os) pela experiência de Antonio Dias em sua viagem para o Nepal, em que o artista experimentou diferentes formas de produzir e tingir papéis com pigmentos naturais, o MAM educativo apresenta um vídeo passo a passo para o processo de reciclar papéis artesanalmente, e assim convida o público a produzir e tingir seus próprios papéis com materiais que tenham em casa.

6 de maio, quinta-feira, às 16h
Domingo MAM
Mistérios da moça do táxi: um jogo de investigação virtual
Oficina virtual no Zoom, livre. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

A partir das histórias que envolvem uma obra específica exposta na exposição Clube de colecionadores de fotografia do MAM – 20 anos, será proposto ao público um jogo de investigação que desembocará na mediação virtual desta obra, com uma conversa sobre lendas urbanas, cultura e artes.

7 de maio, sexta-feira, às 16h
Família MAM
Entre tramas e fios: oficina virtual de tear, com Amanda Falcão
Oficina virtual no Zoom para crianças a partir de 6 anos, com seus acompanhantes. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Assim como os contos e as histórias, os trabalhos manuais estão presentes em nossa sociedade há milhares de anos, costurando fios entre gerações. Neste encontro virtual, propomos a interação entre as duas tramas. Vamos tecer a narração de uma história com a construção de um mini tear. Separe os materiais que tiver em casa e participe.

Materiais:
• Papelão (aproximadamente do tamanho 20 x 20 cm)
• Régua
• Tesoura
• Barbante, linhas e lãs coloridas diversas
• Fita crepe ou fita adesiva

Amanda Harumi Falcão é artista visual e arte educadora, formada em bacharelado de Artes Visuais e licenciando Artes no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Já atuou em educativos de instituições culturais como Sesc Pompeia e Sesc 24 de Maio, e atualmente faz parte do educativo do MAM São Paulo. Em suas pesquisas, busca costurar a relação entre memória e o fazer artesanal, como também investigar os processos sutis e interdisciplinares na mediação cultural e arte educação.

11 de maio, terça-feira, às 16h
Programa de Visitação
Experiência poética: Sombra, sombra minha, oficina virtual
Oficina virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Onde houver luz, haverá a sombra. O sol nos ilumina e projeta a sombra do nosso corpo no chão, dos postes nas ruas…; das árvores às formigas, tudo tem sua sombra. A artista Regina Silveira em sua obra Meret Oppenheim com sombra peluda fixa a sombra de um objeto na parede e deixa o público imaginar que objeto aquela sombra representa. Um monstro, uma aranha, um chapéu? Nesta oficina virtual brincaremos com a nossa imaginação a partir de desenhos feitos das sombras dos objetos que nos rodeiam. Separe uma boa lanterna ou luminária e participe!

Materiais:
• Uma fonte de luz como uma luminária, lanterna ou abajur
• Papéis sulfite branco ou colorido
• Canetas, lápis ou giz de cera
• Fita adesiva

12 de maio, quarta-feira, às 16h
Contatos com a arte
Mediação virtual: Fotografia como linguagem
Visita virtual no Zoom, para professores, educadores e pesquisadores. Com inscrições prévias.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Experiência de visita virtual, por meio da mediação, a partir da exposição Clube de colecionadores de fotografia do MAM – 20 anos, utilizando uma abordagem que considera a fotografia como linguagem, seus aspectos semióticos e de construção de sua(s) imagem(ns) enquanto arte.

14 de maio, sexta-feira, às 16h
Domingo MAM + arte e ecologia
Planta-Colagem, oficina virtual com Manuela Eichner
Oficina virtual no Zoom, livre. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Conectar para entender: o encontro virtual estabelece um vínculo entre a estrutura das plantas com a estrutura da colagem. Serão desenvolvidos temas como intuição, adaptação e nutrição trabalhando manualmente com imagens, folhas coletadas e desenho. Investigar o potencial das plantas para reencantar nossos sentidos, observar a metamorfose que acontece por toda a parte. “Que a gente viva mais essa experiência do corpo sendo natureza”, Ailton Krenak.

Manuela Eichner é artista visual que vive e trabalha entre São Paulo e Berlim. Sua prática abarca desde vídeos e performances até oficinas colaborativas, passando pelo desenvolvimento de ilustrações, instalações e murais. Nessas diferentes frentes, recorre sistematicamente a princípios de colagem, ruptura e embaralhamento da unidade espacial. Os experimentos realizados em seus projetos Monstera Deliciosa, onde combina materiais visuais de revistas com plantas vivas, e MONSTRA, uma coreografia-colagem para pessoas e plantas, interpelam o espectador e suas presunções sobre corpo, espaço e natureza.

18 de maio, terça-feira, às 16h
19° Semana Nacional de Museus
Família MAM
Reimaginar e recortar: construindo imaginários de um museu
Oficina virtual de colagem com Amanda Santos
No Zoom, para crianças a partir de 4 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Nos últimos anos, o propósito dos museus passou a ser revisitado e repensado, afinal, para quais fins um museu deve existir? O dicionário Oxford informa que museu é uma “instituição dedicada a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico, histórico, etc”, mas, o que e como desejamos buscar, conservar, estudar e expor? Nesta oficina construiremos novos imaginários de museus a partir de reflexões e práticas feitas com colagem.

Amanda Santos é designer e artista visual. Tecnóloga em Design Gráfico pela Universidade de Mogi das Cruzes, possui Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes. Atua como educadora no MAM São Paulo e, entre suas áreas de interesse e pesquisa, coexistem questões relativas à arte contemporânea, ao design e à educação.

19 de maio, quarta-feira, às 18h
19° Semana Nacional de Museus
Programa de Visitação
MAM no Minecraft: expandindo fronteiras, com Francisco Tupy
Apresentação virtual do projeto para o Minecraft: Education Edition
No Zoom, aberto ao público. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

O MAM vem rompendo com suas fronteiras espaciais por meio de formatos não tradicionais de exibição, expandindo sua atuação para além das paredes que o circundam e de seu entorno, e agora levando as obras do seu acervo, conteúdos e experiências poéticas para as mídias digitais, como plataforma educacional Minecraft: Education Edition. Neste encontro virtual, será apresentado o MAM no Minecraft, um jogo de videogame no qual é possível realizar visitas ao museu, construir ou reconstruir obras de arte e aprender sobre a história da arte brasileira por meio de atividades lúdicas e virtuais. O projeto dialoga com a missão do Museu em investir na formação cultural, educacional e artística da sociedade, tendo a arte como um dos elementos fundamentais para educação e construção da cidadania.

20 de maio, quinta-feira, às 16h
19° Semana Nacional de Museus
Domingo MAM
Encontro prático virtual de escuta de imagens, com Elidayana Alexandrino
Encontro virtual no Zoom, livre. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Como estamos nos relacionando com a quantidade de imagens que vemos e produzimos diariamente? Será que também nos tornamos imagens na era das multitelas? A proposta deste encontro é de uma vivência experimental de escuta de imagens, uma roda virtual de conversa, um convite à participação, presença e partilha.

Elidayana Alexandrino é artista visual, educadora e pesquisadora, graduada em Artes Plásticas e licenciada em Educação Artística pela Universidade Braz Cubas (UBC). Desde 2012 atua em museus e centros culturais, desenvolvendo visitas educativas, oficinas e curadorias. Utiliza a fotografia como suporte de expressão e desenvolve pesquisas em que relaciona imagem, memória e cotidiano, entre elas o projeto Narrativas que se encontram, conjunto de imagens que dialogam entre si.

21 de maio, sexta-feira, às 16h
19° Semana Nacional de Museus
Programa de Visitação
Experiência poética: Qualquer lugar é minha terra, oficina virtual
Oficina virtual no Zoom, aberta ao público. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Um convite para imaginar a expansão do território de nossas casas, bairros, cidades e países para além de seus limites, e ainda assim nos sentirmos como se estivéssemos em nosso lar, a partir da constituição de um museu de nós mesmas(os). Inspirada na obra Anywhere is my land, em que o artista Antonio Dias fixa os dizeres “Qualquer lugar é minha terra” em uma constelação, afirmando assim seu pertencimento a qualquer lugar do mundo, criaremos mapas afetivos para o nosso próprio território poético expandido, a partir de coletas de vivências e experiências pessoais e organização da nossa própria história de vida.

Materiais:
• folhas diversas para desenho livre
• lápis de cor
• canetas
• canetinha
• giz de cera e/ou giz pastel
• tinta aquarela

25 de maio, terça-feira, às 16h
Semana Mundial do Brincar
Contatos com a arte + marcenaria no MAM
Brincando com a madeira, encontro virtual com Adelsin
Encontro virtual no Zoom, para educadores, pais e artistas. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

A matéria madeira tem cheiro, textura, temperatura, consistência, personalidade e história. Mesmo quando a árvore “morre” o brincar continua, da madeira seca se inventa outros mundos. São inúmeros os brinquedos feitos com madeira: piões, cavalinhos de pau, bilboquê, “mané gostoso”, carrinhos diversos, bonecas e bonecos, animais entalhados, casinhas, corrupios, assobios, flautas e cavaquinhos; berimbau, tambores, reco-reco e tamborins…

Neste encontro virtual, o ser brincante Adelsin nos convida a contemplar imagens e relatos dos brinquedos surgidos desse eterno encontro humano e vegetal pelo Brasil afora, apresentando-nos a possibilidade de construção de um tamborzinho de caixinha de fósforos e/ou de um helicóptero de caixinha de fósforos e palito de picolé.

Os participantes que quiserem construir um dos brinquedos ou ambos deverão ter duas caixinhas de fósforos das de madeira, quatro palitos de picolé, um palito de churrasco e dois metros de linha de soltar pipa. Será preciso também um furador que pode ser uma chave Philips bem fininha, um prego médio ou uma sovela.

Adelsin (Adelson Fernandes Murta Filho) é brincante e integrante da Casa das 5 Pedrinhas/Zerinho ou Um. Com formação em artes plásticas, trabalha há mais de trinta anos com a pesquisa, documentação e irradiação da cultura das crianças. Realiza “oficinas de brinquedos” para crianças, jovens e adultos em todo o Brasil e consultoria para instituições públicas e privadas e ONGs que trabalham com a criança, a cultura, a educação e o meio ambiente. Adelsin ajudou a conceber e a implantar mais de 40 centros de cultura infantil no Vale do Jequitinhonha em MG, no Cariri no CE e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, de Fortaleza e de Maceió.

26 de maio, quarta-feira, às 16h
Semana Mundial do Brincar
Família MAM
Música e movimento para bebês, mães e pais, com Sandra Bitar e Gih Maldonado
Oficina virtual no Zoom, para bebês a partir de 6 meses com suas mães e/ou seus pais. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Nesse encontro, mães, pais e bebês são convidados a interagir através de brincadeiras cantadas. Investigando a gravidade, vamos explorar possibilidades de apoio, subir e descer, entregar o peso, abrir espaços internos, buscar espaços externos, tudo com muita música e movimento, entre portas, janelas e jardins! Prepare um espacinho no chão da sala, roupas confortáveis e tecidos.

Sandra Bitar trabalha há mais de 10 anos com música e movimento para bebês, cantos e danças da cultura popular, arte e educação com crianças, jovens e adultos. Formada em Eutonia, realiza também workshops em festivais, unindo o corpo ao prazer de cantar. Em Ilhabela, criou o grupo musical ‘Sementeira’, ao lado de Gih Maldonado e outros artistas.

Gih Maldonado, artista musical, inicia os estudos aos 9 anos de idade com violino, instrumento principal que a leva a estudar no Conservatório de Tatuí a partir de 2012. Realiza projetos com música, corpo, voz e percussão. Atualmente em Ilhabela, é regente do Coral Celina Pellizari – FUNDACI e batuqueira do grupo de maracatu Marabantu.

27 de maio, quinta-feira, às 16h
Semana Mundial do Brincar
Família MAM
O brincar em casa, com Lia Mattos e Sandra Eckschmidt do projeto Território do Brincar
Encontro virtual no Zoom, para mães e pais com suas crianças e família, aberto a professores, educadores, pesquisadores e cuidadores. Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Neste encontro virtual, Sandra e Lia, pesquisadoras do projeto Território do Brincar, compartilham a experiência da pesquisa Brincar em Casa com mães, pais e familiares, professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es) e cuidadoras(es). Além de apresentar o caminho da pesquisa, elas convidam as(os) participantes a olharem para o corpo da criança durante o brincar espontâneo como o espaço primordial da criação. A casa-corpo da criança em tempos pandêmicos como lugar de saúde, esperança e potencial-criativo.

Lia Mattos é documentarista, produtora cultural, antropóloga e arte-educadora. Doutoranda em estudos da Criança pela Universidade do Minho – Portugal. Possui especialização em arte-educação, cultura brasileira e linguagens artísticas contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em antropologia visual pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Autora do livro A Menina Rosa. É codiretora de filmes como Mitã e do projeto Memórias do Futuro.

Sandra Eckschmidt é doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena a Casa Amarela, escola de educação infantil fundamentada na Pedagogia Waldorf, e o curso de formação em Pedagogia Waldorf, em Florianópolis. Atua na área da infância, do brincar, e é autora dos livros A Arte de Lembrar e Esquecer: Narrativas Autobiográficas de Professores sobre a Sua Infância e Ndiphilile: Eu Estou Viva!, além de coautora de A Bola e a Boneca.

28 de maio, sexta-feira, às 16h
Semana Mundial do Brincar
Domingo MAM
Oficina online de percussão com Banda Alana
Oficina virtual no Zoom, livre (crianças acompanhadas de seus responsáveis). Com inscrição prévia.
Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.

Do toque, batuque, raspagem ou chacoalho de um instrumento de percussão fazem-se sons e ritmos que parecem ecoar do coração. Nesta oficina online, integrantes da Banda Alana compartilham noções introdutórias ao universo da percussão. Se tiver instrumentos de percussão eles serão muito bem-vindos na oficina, mas caso não tenha, separe colheres de pau, baldes, bancos e potes. Não é necessário experiência prévia.

Banda Alana, criada em 2007 através do Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana, implementou no Jardim Pantanal oficinas de música para seus alunos, com aulas de canto, coral, percussão, teoria e musicalização infantil. As oficinas foram aos poucos se desenvolvendo até formar o que é hoje a Banda Alana. Com orientação de Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini, os jovens desenvolveram suas habilidades artísticas e fortaleceram seu senso de cidadania com aulas de percussão, metais, violão, contrabaixo, teclado e canto.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS