MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

NBPress.co

Falar em público traz um potencial risco social real e isso gera ansiedade e medo reais. Luiz Portal – professor e sócio proprietário Vox2you, a maior rede de escola de oratória da América Latina, apresenta um passo a passo para você perder esse medo, deixando claro que não existe receita pronta e milagrosa. Antes de tudo, antes mesmo do primeiro passo, você precisa entender que sem técnicas e treino não há boa performance e não existe atalho para se alcançar alta performance como orador.

O professor Luiz Portal, afirma que não existe receita pronta, indolor, rápida e fácil para perder o medo de falar em público. Entretanto ele garante que se você seguir as dicas abaixo, esse medo vai deixar de ser um empecilho para se tornar um excelente orador, na medida da quantidade de treino e prática que você trilhar cada passo.

Dentro da metodologia Vox2you há muitas técnicas e dinâmicas que fazem com que o aluno tenha condições de se expor a incontáveis situações e com as habilidades desenvolvidas junto ao curso, tendo performances fantásticas e se comunicando muito bem, se expressando com clareza, fluência, domínio e autoconfiança.

Seguem abaixo as dicas indicadas pelo professor Luiz Portal.

·         Se conheça, entenda qual é seu perfil comportamental;

·         Estude o assunto, se já o domina, revisite;

·         Estude o público para o qual você irá falar, é fundamental conhecer o perfil do público e saber mais sobre ele;

·         Entenda ou defina o canal pelo qual irá falar;

·         Faça uma colinha em tópicos, como check points

·         Se prepare para eventuais problemas;

·         Coma antes de se apresentar, mesmo que não esteja com vontade;

·         O tempo deve ser seu aliado, saiba quanto tempo terá e certifique-se de que o conteúdo caiba nesse tempo;

·         Construa sua fala seguindo as 4 partes do discurso: introdução, preparação, assunto central e conclusão;

·         Organize tudo com antecedência, assim terá tempo de substituir ou corrigir algum problema;

·         Faça reconhecimento do local, no caso do formato presencial;

·         Medite, isso irá deslocar o foco de seus pensamentos para sua respiração, reduzindo as reações fisiológicas da ansiedade;

·         Se conecte com seu público, defina como irá conquistar sua confiança. Usando rapport, punch, efeito sarik ou outras técnicas ensinadas durante o curso de oratória;

·         Ao iniciar entre minutos antes do horário de sua apresentação, em silêncio, cumprimente com gestos as pessoas, sinta seu coração batendo, respire e se ambiente.

·         O combinado não sai caro, deixe claro para seu público qual é sua expectativa em relação a eles;

·         Esteja atento as reações de seu público durante sua fala, se precisar mudar o rumo de sua apresentação, não hesite;

·         Dê espaço para perguntas, quando possível;

·         Encerre bem sua fala, se for no palco, lembre-se que você não está ali pelo aplauso. Terminar uma fala com frases vagas, reduzindo tudo que você falou a “era só isso” ou “só tinha isso para falar” diminui o seu valor e de tudo que você acabou de falar.

A Vox2you, unidade de Goiânia está preparada para atender a todos da melhor forma. Marquem uma visita sem compromisso a sede que está localizada Rua 15 nº 1.763, Sala 02, Setor Marista. Sigam a Vox2you nas redes sociais e conheça um pouco mais do trabalho da escola – @vox2you.goianiamarista.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS