Bruna Melo

Oitava edição será realizada de 7 a 13 de junho; agenda é on-line e gratuita

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, convida a todos para participarem da ação mundial. A semana tem como objetivo conectar, por meio de hashtags, museus e instituições culturais de vários países, a fim de explorar o relacionamento do público com os diferentes equipamentos.

Para dar início à programação, acompanhe, na próxima segunda-feira (7), às 10h, a primeira atividade da agenda, pelas redes sociais da instituição. Será a ação #EraUmaVezMW, que visa explorar a vida e a carreira de Candido Portinari, por meio de uma contação de história.

Deseja saber quais são os segredos revelados durante o restauro do Museu, entre os anos de 2012 e 2014? Na terça-feira (8), #NosBastidoresMW conta tudo para você, às 8h. Fique por dentro de toda novidade.

União de arte e cultura – Além disso, ainda na terça-feira (8), às 17h, o Museu Casa de Portinari, em conjunto com o Museu Índia Vanuíre (Tupã/SP) e o Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro (Campos do Jordão/SP), realizam uma live para apresentar ao público o que às vezes não é visto durante as visitas aos museus. A transmissão será simultânea pelas redes sociais dos equipamentos. Participe!

A brincadeira cambalhota fez parte da infância de Portinari e foi retratada por ele em 1958. Por isso, na quarta-feira (9), a ação #PelosOlhosDasCriançasMW mostra releituras da obra realizada por crianças. Como será o olhar delas sobre o museu e a história de Candinho? Não perca, serão duas edições, às 8h e às 16h.

Já na quinta-feira (10), às 8h, no #EurecaMW, descubra como é executada uma das técnicas de pintura mais antigas: o afresco, método de pintura mural que foi bastante utilizada pelo artista.

Mostre a sua criatividade legendando a foto de Portinari nas mídias sociais do Museu Casa de Portinari, na ação #LegendeIstoMW. Será sexta-feira (11), às 8h. Participe!

Você sabia que a arquitetura do Museu também revela arte? No #ArteEmTodaParteMW conheça detalhes do balaústre do muro da instituição, no sábado (12), às 8h.

E, para finalizar a programação, no domingo (13), às 12h, registre uma palavra para as gerações futuras, pela tag #PalavrasProFuturoMW. Acompanhe as redes sociais da instituição e saiba qual expressão a equipe do museu preparou.

Vale lembrar que a instituição está fechada para visitação presencial até o próximo domingo (6). A medida acontece devido às restrições em Brodowski para a contenção da proliferação da Covid-19.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br).