(divulgação)

Thamara Fagury

Os espetáculos “A Plástica Desnecessária” e “Maurice” encerram a grade de apresentações artísticas do Ocupa Feteg. O evento segue com oficina e episódios da Rádio Feteg

Ao longo de seis meses, a Federação de Teatro de Goiás (FETEG) movimentou o meio digital com o projeto Ocupa FETEG. Foram dezenas de espetáculos e oficinas transmitidas ao vivo e gratuitamente pelo canal da FETEG no Youtube e nesta semana acontecem os dois últimos espetáculos da programação. A Plástica Desnecessária, da SemNome Cia de Teatro e Maurice, da Cia de Teatro Sala 3, são transmitidos nesta sexta-feira (09/04) e sábado (10/04), respectivamente, sempre às 20h.

Espetáculos para fechar com chave de ouro

Nesta sexta-feira (09/04), às 20h, no canal do Youtube da FETEG, é exibido A Plástica Desnecessária, peça que aborda temas muito importantes e discutidos nos dias de hoje, o preconceito, bullying e gordofobia. O espetáculo, da SemNome Cia de Teatro, traz a história de uma mulher que, cansada de sofrer preconceitos no seu dia a dia, decide realizar uma plástica remodeladora. Porém, após essa decisão, é surpreendida por dois jovens que destacam sua beleza e qualidades físicas e elogiam-na assim como ela é e como está, tal e qual.

A história, conduzida pela direção de Norval Berbari, vai sendo estruturada por fragmentos que misturam delírios, desejos e realidade e é arrematada por uma trilha sonora composta de trechos de músicas conhecidas, sempre propícia a complementar o texto e a palavra dita pelos atores em cena.

Já o último espetáculo da programação do Ocupa FETEG, exibido gratuitamente neste sábado (10/04), às 20h, é Maurice, da Cia de Teatro Sala 3, um drama autobiográfico inspirado na obra do escritor inglês E. M. Foster. O espetáculo narra a trajetória de autodescoberta e aceitação da sexualidade de um jovem aristocrata inglês. Maurice Hall, personagem-título e Alter Ego de Forster, é um jovem da alta burguesia rural inglesa que perde o pai ainda na infância e é criado sem uma referência masculina forte. Quando ele então atinge a idade adulta, vai estudar em Cambridge, e na tradicional cidade universitária, conhece Clive Durham, aristocrata por quem se apaixona e com que vive uma história de amor clandestina e platônica, embora partilhada.

As exibições dos espetáculos ocorrem sempre gratuitamente pelo canal da FETEG no Youtube. Após as transmissões, o público é convidado a um bate papo com os artistas.

Ocupa FETEG além dos espetáculos

Com a intenção cada vez mais necessária de dialogar com o público e colaborar na formação de plateias para o virtual, mas também, e principalmente, para o presencial (quando for possível e seguro), o Ocupa FETEG buscou novas formas de interagir com quem tá do outro lado das telas. O trabalho nas redes sociais tem sido determinante para conversar com os amantes do teatro; os bate-papos após os espetáculos têm gerado discussões enriquecedoras; e a Rádio FETEG está levantando ao Youtube da FETEG assuntos de extrema importância para o setor artístico em Goiás num formato inovador e em tom de crítica e irreverência.

Porém, a troca entre artistas e público se enriquece, principalmente, por meio das oficinas que, além de ser um espaço de estudo, dúvidas e aperfeiçoamento, é também um lugar de criação, conversas e jogos que alimentam o fazer artístico. Mais de 20 oficinas foram realizadas durante o período de seis meses e, para finalizar a programação de oficinas, Danuza Araújo e Ingrid Gomes, do Grupo Experimental de Teatro, ministram a Dança: Corpo Real x Virtual, de 12 a 16 de abril. A oficina apresenta uma forma de experimentação corporal vivenciada no Grupo Experimental de Teatro/ SEDUC com a perspectiva que “em meio a este bombardeio de tecnologias nosso corpo está passando por várias adaptações e neste momento o convite é de respirar e reconectar com sua essência, seu pulsar natural”. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas são realizada via Sympla da Feteg.

Serviço:

Espetáculos com transmissões gratuitas: no canal do Youtube da FETEG

09/04 (sexta) – 20h – A Plástica Desnecessária – com SemNome Cia de Teatro.

(Classificação: 14 anos)               

Espetáculo com audiodescrição

10/04 (sábado) – 20h – Maurice – com Cia Sala 3 .

(Classificação: 12 anos)

Oficina com inscrição aberta: inscrição gratuita pelo Sympla da FETEG

Oficina Dança: Corpo Real x Virtual, com Danuza Araújo e Ingrid Gomes (Grupo Experimental de Teatro)

Quando: 12 a 16/04