Uma das mais tradicionais da Áustria,  orquestra Original Strauss Capelle de Viena fará apresentação única em Goiânia no próximo domingo, 1º de maio, no jardim do Palácio das Esmeraldas, às 20 horas. O evento é um projeto da Sinfonia Solidária, da Embaixada da Áustria no Brasil, que conta com o patrocínio cultural da Brasal.

Liderados pelo maestro alemão Rainer Roos, regente titular da orquestra desde 2011, os 29 músicos se apresentarão com roupas típicas de época. O enredo reúne peças de Franz  Lehar, Johann Strauss (pai),  fundador do conjunto sinfônico há mais de 200 anos,  e de seus filhos Eduard, Joseph e Johann Strauss.

Os 350 assentos para a apresentação em Goiânia já estão esgotados.  Depois, a orquestra segue em turnê por outras quatro capitais: Belém, Manaus, Brasília e Curitiba entre os dias 1º e 8 de maio. O objetivo da iniciativa é angariar fundos para apoio à instituições brasileiras que atuam na luta contra o câncer infanto-juvenil nas capitais por onde passa. Em Goiânia, os recursos serão encaminhados para a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Em Brasília, a ação prestigia a entidade de assistência social Abrace, que também tem parceria de longa data e recebe fundos financeiros da Brasal. “Admiramos, e incentivamos sempre que possível, iniciativas que colaboram com causas tão nobres quanto essa”, ressalta o diretor vice-presidente da Brasal, Osório Adriano Neto.

A  orquestra  Original Strauss Capelle Wien surgiu no ano de 1823, quando foi primeiramente criada pelo patriarca da família de músicos, Johann Strauss (pai) e posteriormente conduzida por Strauss filho, que se tornou conhecido como o rei das valsas vienenses. Em 1977, o conjunto sinfônico foi restabelecido e, hoje, figura entre as mais conhecidos de Viena,  com mais de 3 mil performances e apresentações na Europa e continentes como Ásia e América do Sul, sob a liderança  do maestro alemão Rainer Roos. (COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS)