Jornalismo Basileu França

Programação reúne diversificadas peças de compositores renomados

                A Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira (OSPLT) e a Banda Sinfônica Jovem de Goiás (BSJG), pertencentes à Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, realizam concerto na próxima terça-feira (01), às 20h. A atração será transmitida do palco do Teatro Basileu França, pelo canal da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) no YouTube.

                O concerto será sob regência dos maestros Erick Félix e Gustavo Aprígio, com solo do professor, flautista e monitor das madeiras da OSPLT, Richard Lopes. No total, participarão 36 músicos, respeitando-se todas as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos de Saúde municipal e estadual, como medida de prevenção contra a covid-19.  

                A atração visa fazer com que todos tenham acesso à música, levando conforto, amor e esperança ao público neste período pandêmico. “O objetivo também é desenvolver e capacitar os músicos para a carreira profissional na área da música”, ressalta o maestro Erick Félix.  

                No repertório que será apresentado pela OSPLT, estão duas adaptações de peças famosas e especiais, que são Temas de Sheherazade – de Nikolai Rimsky-Korsakov, e O Grande Portão – de Kiev de Modest Mussorgsky, um trecho da obra Quadros de Uma Exposição, além de Hymn to Joy, tema da nona Sinfonia de Beethoven. “A escolha do repertório foi feita procurando mesclar tipos de peças bem contrastantes, para proporcionarmos diferentes experiências aos alunos”, explica Erick Félix.

                Richard Lopes irá apresentar o Concerto para Flauta N° 3 de Antonio Vivaldi. “Esse repertório é muito especial para mim, pois quando criança (no início dos meus estudos), escutava-o quase todos os dias, como forma de inspiração. E depois de muitos anos, terei a honra de poder interpretá-lo. Solar à frente de uma orquestra representa mais um sonho realizado na minha vida profissional”, comenta.

                Já a BSJG apresentará o seguinte repertório: quarteto de flautas – Galway Fantasie, arr. D.Overton; quarteto de clarineta – Abertura da Ópera Carmem, Aragonaise e Suíte Carmen: Georges Bizet Arr. Marco Mazzine; quinteto de metais – Canzona per Sonare N.4, Giovanni Gabrieli, Elsa’s Procession to the Cathedral (Fron Lohengrin) e Arr. Jack Gale. “A maior parte do concerto será composto por melodias bem conhecidas pelo público. Vamos apresentar essas peças com arranjos para grupos menores”, pontua o maestro Gustavo Aprígio.

                A expectativa “é levar a beleza da música para as pessoas que estão passando por um momento tão difícil, além de trazer uma mensagem positiva, de afeto”, afirma Gustavo Aprígio. “Estamos trabalhando bastante, com muito entusiasmo, para levar um concerto de qualidade para o público”, complementa Erick Félix.   

Serviço

Concerto da Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira e Banda Sinfônica Jovem de Goiás

Data: 01 de junho

Horário: 20h

Local: youtube.com/user/orquestrajovemgoias