Fábia Prates

Concerto apresenta a música de Duke Ellington com transmissão ao vivo, dia 19 de junho, às 20h30, no canal da Orquestra no YouTube

A mistura requintada do piano e dos trompetes do jazz com os acordes de violinos e violoncelos será apresentada no próximo concerto da Orquestra Ouro Preto. O repertório escolhido é a música impecável e sem fronteiras de um dos maiores nomes do gênero, o pianista e multiartista Duke Ellington (1899-1974).

Em live inédita, a primeira incursão jazzística da OOP promete uma experiência diferenciada que vai transportar o público para o clima intimista, típico da época áurea do ritmo nos Estados Unidos. O concerto será transmitido ao vivo, gratuitamente, no dia 19 de junho, sábado, às 20h30, no canal do YouTube da Orquestra.

Famoso por sua enorme contribuição ao jazz e à música americana, Duke criou a combinação do jazz com o blues e o som das grandes orquestras de swing se tornando um dos músicos mais influentes do seu tempo. Ao lado da Duke Ellington Orchestra, o músico tocava o chamado estilo jungle, com arranjos minimalistas e a presença forte do trompete.

No concerto, o público irá apreciar sucessos como Take the ‘A’ trainIn a sentimental mood e Sophisticated Lady e outros que já foram interpretados também por grandes nomes do jazz como Billie Holliday e Ella Fitzgerald. O Maestro Rodrigo Toffolo ressalta que será a primeira vez que a Orquestra irá trabalhar o repertório. “O concerto será um convite para o público viajar conosco ao mundo do jazz e conhecer a música de excelência de Duke Ellington, um artista gigante, referência por sua criatividade ímpar”.

Com arranjos de Maurício de Souza, a apresentação traz como convidado especial o renomado pianista brasileiro Cristian Budu, parceiro da Orquestra em outros concertos, tendo gravado recentemente o 12º disco do grupo.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o concerto seguirá todos os protocolos de saúde e segurança para a equipe e músicos. Em função das restrições da pandemia, não haverá presença de público.

MAIS SOBRE DUKE ELLINGTON

Com mais de 200 álbuns gravados, o artista nova-iorquino, cuja história se confunde com a história do jazz, é talvez o mais importante jazzista que já existiu. Além de compositor, pianista e multi-instrumentista, Duke Ellington era também um maestro, visto que liderava uma orquestra que o acompanhava em suas apresentações, a Duke Ellington Orchestra. Juntos, fizeram imenso sucesso entre 1920 e 1960, influenciando uma geração de músicos que tocavam e exploravam o gênero naquela época, até os dias de hoje.

SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 21 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 11 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas” e “The Little Prince”, versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exupéry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

Serviço: Orquestra Ouro Preto – Duke Ellington

Data: 19/06/2021, 20h30

Onde: Canal da orquestra no Youtube

Link para a live: https://www.youtube.com/channel/UCr9Ay9deB48bMepfL1caXug

Site da OOP: https://www.orquestraouropreto.com.br