Vernissage acontece no sábado (10). Mostra fica em cartaz na Plus Galeria até 31 de janeiro próximo
No próximo dia 10 (sábado), Oscar Fortunado abre sua nova exposição individual, “Eu sou ar e ar é tudo que sou”, na Plus Galeria. As mais de 50 obras que o artista plástico produziu para essa exposição ficam em cartaz na galeria até 31 de janeiro de 2017. Entre as criações estão telas em óleo, experimentações de corrosões em metais como cobre, latão e alumínio, feitas em placas e objetos, principalmente engrenagens e peças industriais. Além disso, a serigrafia, técnica que ele pesquisa e desenvolve desde o início da carreira, também está presente em muitos trabalhos.
Para o artista, esta exposição tem motivações diferentes das outras que já realizou. “Estou falando de mim e somente assim é possível alcançar o outro. Estou sendo sincero. Queria uma poesia. Queria uma exposição que fugisse das minhas veias sociais e anárquicas. Mas acho que não consegui”, afirma. Segundo Fortunato, o objetivo geral foi “fugir um pouco da política e das questões sociais. Talvez esta seja a mais pessoal de todas as minhas exposições. Me entendi com o universo e minha ínfima parte nele”, completa.
Ao explicar o título da mostra, dado por ele, o artista defende: “entendi minha fragilidade. Minha efemeridade. Esse título sintetiza esse meu sentimento neste momento. Envelhecer com dignidade e simplicidade. Nós somos ar, nada mais. Não é a carne. É o ar que nos move. Somos movidos a ar”. Alguns pensadores importantes para Fortunato são evocados em peças da exposição, como o poeta romano Ovídio, o filósofo pré-socrático Demócrito, o cientista Nikola Tesla e o escritor Juó Bananére.
Lydia Himmen, curadora da galeria, atribui a qualidade do trabalho de Fortunato ao empenho, além da criatividade. “Quando a gente fala que arte é trabalho, somos literais. Oscar é um artista empenhado, que trabalha todos os dias de manhã até a noite. Fora a criatividade, que parece inesgotável. Artistas precisam viver o atelier para poderem criar. Precisam desse tempo para acertar, e muitos acertos vêm de muita pesquisa e de erros também”, explica.
Os chefs Arlen Machado e Fabiano Valadão, professor de gastronomia da Universidade Cambury, participam da vernissage. Eles vão apresentar versões originais de tapas, tradicional prato mexicano, além de sobremesas e drinks, em um menu criados para a ocasião. (Lambada Comunicação)
SERVIÇO
O quê: Abertura da exposição Eu sou ar e ar é tudo que sou
Quando: Sábado (10), das 18h às 23h
Onde: Plus Galeria (Rua 114, nº 70, Setor Sul, Goiânia-GO)
Entrada franca. Obras de arte, bebidas e comidas à venda.
Exposição: Eu sou ar e ar é tudo que sou
Visitação: De 10 de dezembro de 2016 a 31 de janeiro de 2017
Onde: Plus Galeria (Rua 114, nº 70, Setor Sul, Goiânia-GO)
Entrada franca. Todas as obras expostas estão à venda.