Paralelo 16º Mostra de Dança realiza edição exclusivamente goiana e digital

(crédito: Larry Machado)

Nádia Junqueira Ribeiro

Ao todo serão seis espetáculos e duas oficinas, em sete dias de evento. Toda a programação é gratuita e será transmitida pelo YouTube e pelo Zoom.

Ao chegar à sua 11ª edição, o evento de dança mais esperado pelo público goiano se adapta mais uma vez às precauções sanitárias contra a Covid-19 e também ao formato dos editais lançados nos últimos tempos. Entre os dias 06 e 12 de junho de 2022, a Paralelo 16º apresentará seis espetáculos cênicos, todos eles goianos e de diferentes linguagens da dança, além de oferecer duas oficinas, também diferenciadas em termos de estilo (Vogue e Jazz-Funk).

Entre as atrações artísticas estão dois trabalhos de dança contemporânea, sendo um da Quasar Cia. de Dança e outro da Giro8 Cia. de Dança. Na linguagem que se aproxima dos universos da videoarte e da videodança estão as obras dos criadores Gustavo Silvestre e Lunna Gomes. No estilo Vogue/House, a representação vem do Coletivo GangArt. E para completar a diversidade de estilos, o Balé Clássico também foi escolhido, por meio do trabalho do Balé do Teatro Escola Basileu França.

Todas as transmissões serão gratuitas e poderão ser acessadas pelo canal de YouTube Paralelo 16º Mostra de Dança Contemporânea. As oficinas, também gratuitas, acontecerão pelo Zoom e as inscrições podem ser feitas através do E-mail paralelo16.danca@gmail.com. O Paralelo 16º  Mostra de Dança Contemporânea foi contemplado pelo Edital de Dinamização de Espaços Culturais do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás – Concurso nº 01/ 2021- SECULT/GO e é uma realização da Quasar Cia de Dança e da Associação Quasar de Cultura.

Valorização da produção local

A última edição do Paralelo 16º aconteceu em novembro de 2021, em uma versão híbrida, com dois espetáculos presenciais, uma transmissão ao vivo e os demais trabalhos exibidos em vídeos pré-produzidos para o evento. Foi uma edição internacional, que contou com artistas da Coréia do Sul e da Holanda, além de trabalhos reconhecidos nacionalmente, como o Corpo de Dança do Amazonas, o Cena 11 Cia. de Dança, e o Grupo Corpo, de Minas Gerais, além, é claro, da própria Quasar Cia de Dança, sempre anfitriã do Paralelo 16º, e do Ateliê do Gesto.

Já em 2022, o que se busca é a valorização do produto artístico que nasce em terras goianas, e que cada dia mais se dissemina pelo mundo, demonstrando apuro técnico, estilo ousado, criatividade que rompe fronteiras, com estilos únicos de se fazer e apresentar dança. Esta edição também se abre para as linguagens que caminham em comunhão com a dança contemporânea, mas que ainda não haviam ocupado o espaço desse evento especificamente, como o Vogue, as danças urbanas, o Jazz-Funk e o Balé Clássico.

As exibições online, tanto quanto as oficinas, além de garantirem a segurança sanitária contra a Covid-19, atendendo as exigências do próprio edital do Fundo de Arte e Cultura, elas também satisfazem àquele público que não poderia estar de forma presencial no teatro, alcançando, possivelmente, um número ainda maior de espectadores. A diversificação das linguagens da dança também prevê que haja a adesão de novos olhares para um evento que se tornou janela da dança para Goiás, em Goiás e de Goiás para o mundo.

Em 2021, uma das questões pontuadas muito seriamente, era a necessidade de que os trabalhos tivessem um cuidado específico para serem transmitidos em vídeo, com uma qualidade e linguagem que fossem capazes de envolver a audiência. A realidade demonstrou que os artistas não só estavam garantindo essa transposição de linguagens, como estavam se aperfeiçoando nela, de passar para o vídeo aquilo que já vinha sendo feito no palco, mas com uma cara inovadora e sagaz.

Em 2022, trabalhos como os de Gustavo Silvestre, de Lunna Gomes e do Coletivo GangArt também trazem essa dinâmica diferenciada, enriquecendo as possibilidades representativas da dança mundial. Por outro lado, as obras da Quasar, da Giro8 e do Basileu França remetem à solidez dessa produção cultural goiana, já que os espetáculos que serão apresentados são reconhecidos internacionalmente por sua qualidade e exuberância.

O Jazz-Funk e o Vogue como formação

Neste ano, Paralelo 16º Mostra de Dança decidiu ousar também em suas oficinas. Dois professores novatos ocupam nossa sala de aulas e trazem duas linguagens que até então não haviam sido trabalhadas neste evento.

A primeira aula será no dia 06 de junho, segunda-feira, das 19h às 21h, com a bailarina Thaís Kuwae, que atualmente integra o elenco da Quasar Cia de Dança. Thais discorre sobre essa aula, propondo um  encontro para, além da dança, no sentido de instigar e buscar o empoderamento e sensualidade dos corpos, utilizando das sensações provocadas pelas batidas das músicas e pelo toque em nossa própria pele. Segundo a intérprete-bailarina-professora, esse será um encontro online para se dar muito amor e carinho e ativar a autoconfiança e o poder que existe em nós.

Já a segunda aula será com um artista conhecido como Roh Witch. Roh é dançarino, performer e professor, e tem atuado por meio das danças urbanas, em especial o Vogue. Segundo ele, o vogue é uma dança que surge dentro da cultura ballroom, um movimento que se inicia em Nova York entre a comunidade preta, latino americana e LGBTQIA+. Deste modo, é a partir dos seus conhecimentos dessa linguagem e de sua história que Roh Witch propõe, por meio de sua oficina, a melhor compreensão sobre a origem dessa estética, sobre como funciona a cultura por trás dessa dança, focando principalmente no que é chamado de Vogue Femme.  

As inscrições para as oficinas serão feitas pelo E-mail paralelo16.danca@gmail.com. Os interessados devem enviar uma mini biografia e uma carta de intenção para seleção, revelando os motivos de solicitar esta participação.

Paralelo 2022 – Uma vitrine virtual

De acordo com Vera Bicalho, diretora e idealizadora da Paralelo 16º, esta é uma Mostra de Dança que busca atingir os mais diversos públicos, mas principalmente os profissionais de dança de Goiás. Desde seu nascimento, no ano de 2005, e mesmo depois dele ter se tornado uma das principais agendas de dança e das artes cênicas do Estado, sempre houve grande atenção para os momentos de formação e de exibição dos trabalhos produzidos por artistas goianos. Por isso mesmo, Vera comemora o diferencial desta edição de 2022, que é justamente se voltar integralmente para os artistas de nosso estado, tanto colocando-os em cena quanto atraindo-os para as apreciações das obras a serem transmitidas. 

Segundo Vera, uma das vantagens de realizar a Mostra mais uma vez de forma virtual, é justamente a possibilidade de atingir ainda mais pessoas, das mais diversas regiões do planeta, ampliando o que pode ser uma vitrine do que tem sido a dança em Goiás. Isto, na perspectiva da diretora, garante que mais pessoas tenham a possibilidade de conhecer e apreciar a qualidade dos trabalhos em dança que têm sido criados em nossa região. Mais uma vez, reforça Vera, as composições cênicas foram escolhidas de forma consciente e lúcida, para oferecer ao público um caleidoscópio de linguagens e possibilidades artísticas.

SERVIÇO: Paralelo 16º – Mostra de Dança

Datas: De 06 a 12 de junho de 2022

PROGRAMAÇÃO

Espetáculos:

Todas as transmissões serão pelo YouTube Paralelo 16º Mostra de Dança Contemporânea

– 08/junho/2022 – 4ª feira – 20h

Espetáculo “Por instantes de felicidade”

Quasar Cia. de Dança

Canal: 

– 09/junho/2022 – 5ª feira – 20h

“Por Dentro /Goiânia”

Artista solo: Gustavo Silvestre

&

“Human”

Artista solo: Lunna Gomes

– 10/junho/2022 – 6ª feira – 20h

Espetáculo Suítes de ballet “Arlequinade”, “La Esmeralda” e “Masjisssima”

Balé do Teatro Escola Basileu França

– 11/junho/2022 – sábado

Espetáculo “Porra! Sô Issu meixmo”

Coletivo GangArt

– 12/junho/2022 – domingo

Espetáculo “Sr. Will”

Giro8 Cia. de Dança

OFICINAS GRATUITAS:

– 06/junho/2022 – 2ª feira

Oficina Jazz/Funk – Ministrante: Thais Kuwae

Plataforma: Zoom

– 07/junho/2022 – 3ª feira

Oficina Vogue – Ministrante: Roh Witch

Plataforma: Zoom

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS