Patricia Finotti

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Sou Cerrado combatem incêndios e a desinformação sobre o fogo no Cerrado

Daniele Flöter

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros terá reunião para plano de manejo do fogo na região
No dia 12 de junho, acontece a Reunião de Elaboração do Plano Operativo de Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais de 2024, que unirá instituições envolvidas na prevenção e combate aos incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e entorno, em Alto Paraíso de Goiás, no Polo da UAB (R. São Jorge, 255 – Centro), das 13h30 às 17h30.
“O objetivo principal do Plano Operativo é uniformizar, padronizar e orientar as ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais na unidade de conservação durante o período de estiagem de 2024”, diz Nayara de Oliveira Stacheski, Chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A reunião vai garantir uma melhor organização das atividades e integração das equipes locais e regionais envolvidas nas atividades de combate aos incêndios, como ICMBIO, Brigadas Voluntárias, Prev Fogo IBAMA, Corpo de Bombeiros, SEMAD/GO e representantes dos municípios que compõem a Chapada dos Veadeiros.

 

Também serão apresentadas as estratégias de monitoramento e combate acordadas entre os grupos nos anos anteriores, para:
  • Identificarem e definirem as áreas prioritárias para este ano;
  • Dividirem os setores de rondas veiculares e primeiro ataque;
  • Localizar mirantes e outros pontos de interesse;
  • Definir as principais funções do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) em combates ampliados;
  • Definir protocolo de comunicação e atualização do inventário das brigadas.
O encontro para o Plano Operativo tem o objetivo de prevenir e combater incêndios, preservando não só a fauna e a flora locais, como cuidando de todo o contexto sociocultural do qual aquela região está presente.   
Incêndios no Cerrado: desinformação e Fake News
O manejo integrado do fogo levanta muitos questionamentos, por causa da desinformação dos brasileiros sobre o Fogo no Cerrado. 70% dos brasileiros desconhecem ou conhecem pouco sobre o bioma Cerrado (pesquisa Sou Cerrado/Hibou de novembro de 2023), e portanto as Fake News e mitos sobre o período dos incêndios são constantes. 
O fogo faz parte do ciclo natural do Cerrado, sendo necessário para germinação de sementes e aumento da biodiversidade, ele começa geralmente com raios, durante o período das chuvas. Já os incêndios, provocados pela ação humana, destroem o solo e a vegetação, e não ocorrem nos períodos de chuva.
O manejo correto do fogo e combate a incêndios garante a manutenção do bioma dentro de seus parâmetros e ciclo natural de queimadas e envolve decisões técnicas e ações possíveis para evitar, preservar, controlar, ou utilizar o fogo de uma determinada paisagem, e é feito antes do período crítico dos incêndios florestais, justamente para evitar o descontrole de áreas queimadas.
Por essa razão, a iniciativa Sou Cerrado se une ao ICMBio e ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para colaborar na comunicação sobre o encontro do Plano Operativo e derrubar mitos e desinformação sobre os incêndios no Cerrado.

 

Informações:
Data: 12/06/2024
Horário: 13h30-17h30
Onde: Polo da UAB
Endereço: R. São Jorge, 255 – Centro – Alto Paraíso de Goiás, GO
(Ao lado da Prefeitura Municipal)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS