A intenção é convidar as pessoas a conhecerem projetos que desenvolvem ações a fim de levar mais conforto as pessoas em situação de vulnerabilidade, e também a celebrarem o mês dedicado ao Dia de Doar
No próximo dia 30 de novembro, acontece o Dia de Doar, que é um movimento global de generosidade, que motiva pessoas e organizações a transformarem suas comunidades e o mundo através de doações. Além disso, também tem como objetivo construir um mundo em que a generosidade esteja no centro da sociedade, espalhando dignidade, oportunidade e igualdade, através da conexão entre pessoas e suas causas humanitárias.
Para celebrar esta data tão significativa, durante este mês de novembro, a jornalista Patricia Finotti realizará três lives com diferentes projetos sociais contando suas ações e o apoio das causas em que acreditam trabalhando diariamente, a fim de levar mais conforto as pessoas em situação de vulnerabilidade e também mudanças a sociedade como instrumento para fortalecimento da democracia.
A primeira entrevista acontece no dia 16 de novembro, as 20 horas, no Instagram do portal – @patriciafinotti com a advogada Eliane Piza, que integra a Colmeia da Fraternidade Feminina Loja Maçônica Oswaldo Jayme Ribeiro nº 116, e que dá suporte à diversas ações sociais. Já no dia 23, no mesmo horário, a equipe do projeto Marmitas de Teresa, que leva alimentação, higiene e conforto a moradores de rua, são os convidados da noite. Para finalizar, no #diadedoar, 30, a conversa é com Ricardo Cabello, que comanda o Nunca desista dos seus sonhos, e promove educação e cultura para crianças carentes.
Conheça mais sobre cada projeto
Colmeia da Fraternidade Feminina da Loja Oswaldo Jayme Ribeiro nº116 – Composta pelas esposas ou companheiras dos maçons da Loja Maçônica Oswaldo Jayme Ribeiro nº116, de Goiânia, a Colmeia da Fraternidade de mesmo nome é o braço feminino Beneficente. Sem receber nenhum tipo de ajuda ou benefício do poder público, é mantida pelas próprias mulheres, que são tratadas como “cunhadas” por todos os maçons, tanto da Loja Oswaldo Jaime Ribeiro, como de qualquer outra, por representarem verdadeira família. Fundada e em atuação há mais de 28 anos, pauta suas ações com base nos princípios da fraternidade e solidariedade, com a finalidade de levar o bem, dignidade e respeito especialmente à parcela mais carente da sociedade. À frente da Colmeia há anos, a cunhada Eliane Piza de Queiroz.
Marmitas de Teresa – O ano de 2020 e o caos de uma pandemia despertou nas estudantes do curso de medicina, Julia Cândido e Mariana Braga Teixeira, e odontólogo, Fernando Teixeira Afonso Sousa Costa, a vontade de levar conforto a pessoas em vulnerabilidade social.
A ação começou com uma troca de mensagens sobre um projeto o qual o casal Mariana e Fernando já desenvolviam com a arrecadação de roupas de frio. Mas, queriam fazer mais, e então perceberam que seria uma boa oportunidade para distribuírem também alimentos.
Essa vontade de poder doar, fez com que os familiares e grupos de amigos se unissem para concretizar o desejo levando um pouco mais de igualdade para as pessoas que moram nas ruas de Goiânia. A ação que continua a crescer cresceu, com mais gente se engajando, tem possibilitado a atingir um grupo maior de pessoas, e por isso os idealizadores do projeto decidiram criar uma identidade visual própria e definir um nome que efetivasse a vontade de levar alento e aproximar pessoas, o que tomou a forma de Marmitas de Teresa, inspirado em Madre Teresa de Calcutá, que dedicou sua vida aos pobres e que muito os impulsiona com sua frase: ‘se você não puder alimentar cem pessoas, alimente pelo menos uma’.
Projeto Social Nunca Desista dos seus Sonhos – Fundado em dezembro de 2015, nasceu de uma necessidade de ajudar, educar e humanizar crianças carentes. O projeto atende vários centros municipais de educação infantil (localizado em regiões periféricas de Goiânia) e Aparecida de Goiânia. Ainda, desenvolve ações que visam levar alegria, amor, educação e cultura a todos as crianças.
O Nunca Desista dos seus Sonhos, que foi idealizado pelo escritor, Ricardo Cabello, realiza várias ações sociais como: festa junina, Páscoa, dia das crianças, aniversário solidário e natal solidário. Ficou bastante conhecido por desenvolver várias campanhas de arrecadação de livros infantis literários, em que disponibiliza caixas personalizadas para coleta de livros infantis literários, e podem ser adotados por empresas, instituições de ensino, shoppings, lojas, academias, a fim de arrecadar das mais diversas fontes os livros, com intuito de estruturar e montar bibliotecas infantis dentro das escolas e creches, para aqueles que não tem acesso à leitura.
Nesses últimos dois anos o projeto estruturou e montou várias bibliotecas infantis dentro instituições voltadas a crianças carentes em Goiânia e em Aparecida de Goiânia.
É importante salientar que por trás de cada biblioteca, há um trabalho semanal, que envolve toda comunidade escolar e a família de cada criança, onde elas levam os livros para casa a fim de ter uma leitura em conjunto com a família, para criar o hábito da leitura entre pais e filhos, e também fortalecer seus vínculos afetivos.
Para que algo tão lindo ocorra, é necessária uma equipe comprometida, e que trabalha com dedicação e amor
O que é o Dia de Doar
Neste ano, o Dia de Doar acontece no dia 30 de novembro, terça-feira, em que todo o Brasil irá se mobilizar em prol de uma sociedade mais generosa e justa. Milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando #diadedoar em suas mídias sociais.
O Dia de Doar foi realizado pela primeira vez, em nosso país, em 2013, e um ano depois de acontecer primeira edição nos Estados Unidos. Em 2014, o Brasil passou a integrar o movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.
Em outros países o nome utilizado para o Dia de Doar é Giving Tuesday, que significa terça-feira da doação, e acontece após duas importantes datas comerciais, as BlackFriday e CyberMonday. Sempre é realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day.
No Brasil quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Neste ano estão atuando em parceria com o Instituto Mol.