Patricia Finotti

Portal Patricia Finotti promove em novembro lives celebrando o #diadedoar

A intenção é convidar as pessoas a conhecerem projetos que desenvolvem ações a fim de levar mais conforto as pessoas em situação de vulnerabilidade, e também a celebrarem o mês dedicado ao Dia de Doar

No próximo dia 30 de novembro, acontece o Dia de Doar, que é um movimento global de generosidade, que motiva pessoas e organizações a transformarem suas comunidades e o mundo através de doações. Além disso, também tem como objetivo construir um mundo em que a generosidade esteja no centro da sociedade, espalhando dignidade, oportunidade e igualdade, através da conexão entre pessoas e suas causas humanitárias.

Para celebrar esta data tão significativa, durante este mês de novembro, a jornalista Patricia Finotti realizará três lives com diferentes projetos sociais contando suas ações e o apoio das causas em que acreditam trabalhando diariamente, a fim de levar mais conforto as pessoas em situação de vulnerabilidade e também mudanças a sociedade como instrumento para fortalecimento da democracia.

A primeira entrevista acontece no dia 16 de novembro, as 20 horas, no Instagram do portal – @patriciafinotti com a advogada Eliane Piza, que integra a Colmeia da Fraternidade Feminina Loja Maçônica Oswaldo Jayme Ribeiro nº 116, e que dá suporte à diversas ações sociais. Já no dia 23, no mesmo horário, a equipe do projeto Marmitas de Teresa, que leva alimentação, higiene e conforto a moradores de rua, são os convidados da noite. Para finalizar, no #diadedoar, 30, a conversa é com Ricardo Cabello, que comanda o Nunca desista dos seus sonhos, e promove educação e cultura para crianças carentes.

Conheça mais sobre cada projeto

Colmeia da Fraternidade Feminina da Loja Oswaldo Jayme Ribeiro nº116Composta pelas esposas ou companheiras dos maçons da Loja Maçônica Oswaldo Jayme Ribeiro nº116, de Goiânia, a Colmeia da Fraternidade de mesmo nome é o braço feminino Beneficente. Sem receber nenhum tipo de ajuda ou benefício do poder público, é mantida pelas próprias mulheres, que são tratadas como “cunhadas” por todos os maçons, tanto da Loja Oswaldo Jaime Ribeiro, como de qualquer outra, por representarem verdadeira família. Fundada e em atuação há mais de 28 anos, pauta suas ações com base nos princípios da fraternidade e solidariedade, com a finalidade de levar o bem, dignidade e respeito especialmente à parcela mais carente da sociedade. À frente da Colmeia há anos, a cunhada Eliane Piza de Queiroz.

Marmitas de TeresaO ano de 2020 e o caos de uma pandemia despertou nas estudantes do curso de medicina, Julia Cândido e Mariana Braga Teixeira, e odontólogo, Fernando Teixeira Afonso Sousa Costa, a vontade de levar conforto a pessoas em vulnerabilidade social.

A ação começou com uma troca de mensagens sobre um projeto o qual o casal Mariana e Fernando já desenvolviam com a arrecadação de roupas de frio. Mas, queriam fazer mais, e então perceberam que seria uma boa oportunidade para distribuírem também alimentos.

Essa vontade de poder doar, fez com que os familiares e grupos de amigos se unissem para concretizar o desejo levando um pouco mais de igualdade para as pessoas que moram nas ruas de Goiânia. A ação que continua a crescer cresceu, com mais gente se engajando, tem possibilitado a atingir um grupo maior de pessoas, e por isso os idealizadores do projeto decidiram criar uma identidade visual própria e definir um nome que efetivasse a vontade de levar alento e aproximar pessoas, o que tomou a forma de Marmitas de Teresa, inspirado em Madre Teresa de Calcutá, que dedicou sua vida aos pobres e que muito os impulsiona com sua frase: ‘se você não puder alimentar cem pessoas, alimente pelo menos uma’.

Projeto Social Nunca Desista dos seus Sonhos Fundado em dezembro de 2015, nasceu de uma necessidade de ajudar, educar e humanizar crianças carentes. O projeto atende vários centros municipais de educação infantil (localizado em regiões periféricas de Goiânia) e Aparecida de Goiânia. Ainda, desenvolve ações que visam levar alegria, amor, educação e cultura a todos as crianças.

O Nunca Desista dos seus Sonhos, que foi idealizado pelo escritor, Ricardo Cabello, realiza várias ações sociais como: festa junina, Páscoa, dia das crianças, aniversário solidário e natal solidário. Ficou bastante conhecido por desenvolver várias campanhas de arrecadação de livros infantis literários, em que disponibiliza caixas personalizadas para coleta de livros infantis literários, e podem ser adotados por empresas, instituições de ensino, shoppings, lojas, academias, a fim de arrecadar das mais diversas fontes os livros, com intuito de estruturar e montar bibliotecas infantis dentro das escolas e creches, para aqueles que não tem acesso à leitura.

Nesses últimos dois anos o projeto estruturou e montou várias bibliotecas infantis dentro instituições voltadas a crianças carentes em Goiânia e em Aparecida de Goiânia.

É importante salientar que por trás de cada biblioteca, há um trabalho semanal, que envolve toda comunidade escolar e a família de cada criança, onde elas levam os livros para casa a fim de ter uma leitura em conjunto com a família, para criar o hábito da leitura entre pais e filhos, e também fortalecer seus vínculos afetivos.

Para que algo tão lindo ocorra, é necessária uma equipe comprometida, e que trabalha com dedicação e amor

O que é o Dia de Doar

Neste ano, o Dia de Doar acontece no dia 30 de novembro, terça-feira, em que todo o Brasil irá se mobilizar em prol de uma sociedade mais generosa e justa. Milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando #diadedoar em suas mídias sociais.

O Dia de Doar foi realizado pela primeira vez, em nosso país, em 2013, e um ano depois de acontecer primeira edição nos Estados Unidos. Em 2014, o Brasil passou a integrar o movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.

Em outros países o nome utilizado para o Dia de Doar é Giving Tuesday, que significa terça-feira da doação, e acontece após duas importantes datas comerciais, as BlackFriday e CyberMonday. Sempre é realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day.

No Brasil quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Neste ano estão atuando em parceria com o Instituto Mol.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS