***por Pedro Henrique Renosto – Estudante de Medicina, que mora em Buenos Aires – Argentina

Sou goiano, mas, o mundo é minha casa. Atualmente moro na capital argentina, para fins de estudo. E sempre que volto para o Brasil, eu procuro o aconchego e tranquilidade de Rio Quente.

Ao contrário do que muitos pensam, a cidade não faz parte de Caldas Novas, pois emancipou em 11 de maio de 1988. Nesta época, a parte turística abarcava apenas o Hotel Turismo e o Hotel Pousada próximos ao Parque das Fontes, onde estão as nascentes do Rio Quente.

Parque da Serra de Caldas onde se forma a água quente, e gosto de praticar as possibilidades do ecoturismo. (crédito: Pedro Henrique Renosto)

Após a emancipação, o município expandiu grandemente na área do Turismo, e a então Pousada do Rio Quente se transformou em Rio Quente Resort, criando o maior parque aquático de águas termais do mundo, o Hot Park e inaugurando o Hotel Cristal, uma verdadeira opção de hospedagem, digno das estrelas. O parque e seu complexo de hotéis estão sediados no Bairro Esplanada, o que tem potencializado o crescimento na região e sendo o lugar mais badalado da cidade, hoje.

Para relembrar as origens da minha familia, gosto muito do Nonna Mia. (crédito: Pedro Henrique Renosto)

No Hot Park, além de seu parque aquático cheio de atrativos, há outras opções de entretenimento como o Mergulho com Cilindro ou não, passeios de caiaque, aventura na tirolesa gigante, arborismo, visita a um imenso viveiro com mais de 200 espécies de aves, escola de surf, dentre outras. O resort tem tambem opções de hospedagens fora do complexo onde são oferecidos unidades tipo flats e chalés.

Outras opções de lazer e estadia também fazem parte do local do rio de águas quentes que passa pelo bairro, onde o turista tem a oportunidade de experimentar a natureza e se banhar no rio, através do day use. Há também a possibilidade de camping. Para quem deseja mais conforto, ainda tem várias pousadas charmosas e hotéis. Outras sugestões são os hotéis Águas da Serra, Thermas Paradise e Park Veredas tem como composição dos seus parques aquáticos, o rio de águas quentes.

Para um Happy Hour, sugiro o Sansara. (crédito: Pedro Henrique Renosto)

Na Esplanada o turista também encontra inúmeras opções gastronômicas. De restaurantes com comidas típicas, como por exemplo: a Jantinha, que é um espetinho acompanhado de arroz, feijão tropeiro, mandioca e vinagrete; as Panelinhas, que são variedade de risotos servido em uma porção para duas pessoas; a Caldos de feijão, verde, vaca-atolada, frango com milho, entre outros. A grelhados, pizzarias, hamburguerias. Além dos restaurante com cozinha Italiana, açaiterias, sorvetes customizados, choperias, bares, panificadoras e supermercados.

Uma das inúmeras opções para presentes e souvenires é o Shopping Cia Termal. As opções de artesanatos e biojóias chamam bastante a atenção. (crédito: Pedro Henrique Renosto)

Para o visitante que deseja fazer compras, o bairros oferece uma variedade de lojas que comercializam moda praia e acessórios necessários para a estada na região. Várias boutiques, além do conhecido Shopping Cia Termal, que são exclusivos das marcas Cia Marítima, Classic, Manvar, Pettite Jolie, e que também oferecem belíssima jóias e semijoias, e uma infinidades de artesanatos e souvenires.