‘Rock Brasil – 40 anos’ dá a largada no Rio de Janeiro, com ação no Parque Garota de Ipanema, no Dia do Rock

Ação Rock Brasil – Parque Garota de Ipanema, Rio de Janeiro (crédito: Ricardo Nunes)

Marina Avellar / Lupa

Realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e idealizado pela Peck Produções, o projeto acontece em 4 capitais e conta com shows dos principais artistas de Rock da década de 80, teatro, exposição, cinema, palestras exclusivas e muito mais

“O Rock Brasil é a mais perfeita trilha sonora dos anos 80. Com um atraso de 15 anos em relação ao mundo, que desde Woodstock vivia a revolução do rock e da cultura hippie, só com o fim da censura e da ditadura o rock encontrou no Brasil a liberdade e a irreverência que fazem parte da sua linguagem. O Rock Brasil expressa a explosão de criatividade que se seguiu a vinte anos de censura e repressão. A liberdade era a novidade que permitia o desenvolvimento do rock no Brasil.”

As palavras do jornalista, compositor e produtor musical Nelson Motta se encaixam perfeitamente na definição do que é o Rock Brasil. Há 40 anos, na década de 80, esse movimento tão marcante em nossa cultura fincava os pés no Rio de Janeiro, mais especificamente na praia do Arpoador, local onde ergueu-se a primeira lona do Circo Voador, casa de shows ícone para toda uma geração. Essa trajetória que trouxe um grande legado cultural, social e artístico para o país será homenageada a partir de julho pelo projeto itinerante ROCK BRASIL – 40 ANOS, com patrocínio Banco do Brasil e Ourocard, realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e produção da Peck Produções.

O ‘Rock Brasil – 40 anos’ passará pelas 4 sedes do CCBB no país – Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília -, além da Marina da Glória (RJ) e Memorial da América Latina (SP), com uma extensa programação que inclui shows, cinema, teatro, exposição de fotos, artes plásticas e gastronomia. O pontapé inicial acontece em julho, com uma grande ação visual e interativa. Montado desde o dia 09, um estúdio de vidro em pleno Parque Garota de Ipanema (RJ) apresenta instrumentos que levam os visitantes a uma viagem sonora, apresentando a playlist do Rock Brasil. Através de QR Code, o público tem acesso a conteúdos exclusivos como filtros para postagem nas redes, músicas e o Quiz. Somente ontem, 13/07, data na qual comemora-se o Dia Mundial do Rock, o projeto se revelou, com marcas do evento e informações completas através do QR Code.

A estreia do evento será no Rio de Janeiro, no dia 06 de outubro, com programação até 1º de novembro. As comemorações retomam em 2022, começando por BH, depois SP e com encerramento previsto para Brasília.

“A geração do rock brasileiro dos anos 80 merece uma celebração à altura da representatividade na nossa cultura. Poder homenagear esses artistas que fizeram e ainda fazem tanto pela história do nosso país, e ainda estar junto ao CCBB, nos enche de orgulho”, comenta Peck Mecenas, CEO da Peck Produções.

Muito além da música, o ‘Rock Brasil – 40 anos’ proporcionará um mergulho profundo na história, simbologia e manifestações do gênero musical. Deste modo, o público será impactado por experiências múltiplas e poderá se debruçar não apenas na história dos artistas que deram a identidade brasileira ao Rock N’ Roll vindo do Reino Unido e Estados Unidos, mas também conhecer uma das manifestações artísticas e culturais mais relevantes do país no último século.

Rock na veia: encontros históricos celebram a trajetória do ritmo no Brasil

O melhor do rock nacional, sucesso na década de 80 e ativo até os dias de hoje, estará presente na programação do festival. Estão confirmadas bandas e artistas como Barão Vermelho, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Ira!, Biquini Cavadão, Frejat, Paulo Ricardo, Humberto Gessinger, Fernanda Abreu, Arnaldo Antunes, Marina Lima, George Israel, Leo Jaime, Rodrigo Santos, Plebe Rude, Dinho Ouro Preto, Evandro Mesquita, Leoni, Nando Reis e Capital Inicial. Além dos grandes shows, a grade contará com apresentações no formato pocket com artistas como Fausto Fawcet, Edgar Escandurra, Uns e Outros, Claudio Zoli, Toni Platão, Paulinho Moska, Picassos Falsos e Inocentes.

O jornalista Nelson Motta ministrará palestras sobre a importância, qualidade e diversidade do Rock Brasil, apresentando um panorama geral sobre o tema. Sucessos de bilheterias, filmes relacionados ao tema serão exibidos ao público, assim como espetáculos musicais. Um grande acervo da fotógrafa Cristina Granato, que durante anos registrou os shows e bastidores de grandes estrelas da música brasileira, também contemplará a programação, através de exposições temáticas.

Os artistas plásticos Luiz Stein e Zé Carratu, que tiveram ascensão nos anos 80, apresentarão trabalhos visuais que retratam a época. Na gastronomia, sucos de fruta e sanduíches naturais, inspirados na Barraca do Pepê, de propriedade do ídolo do esporte e ícone da alimentação saudável, estarão à disposição do público.

SERVIÇO – ROCK BRASIL- 40 ANOS:
CCBB RIO DE JANEIRO: 06 de outubro a 01 de novembro de 2021
CCBB BELO HORIZONTE: 26 de janeiro a 21 de fevereiro de 2022
CCBB SÃO PAULO E MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA: 23 de março a 21 de abril de 2022
MARINA DA GLÓRIA/RIO DE JANEIRO: 20 a 24 de abril de 2022
CCBB BRASÍLIA: De 10 de maio a 05 de junho de 2022

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS