Em ponto turístico na Croácia, buscas aumentaram quase seis vezes em um ano

A série de TV “Game of Thrones” está agitando os fãs, que aguardam ansiosamente o fim da sexta temporada, em 26 de junho. Por causa do interesse global no programa, o TripAdvisor®, site de planejamento e reservas de viagens, analisou as buscas de turistas por locais que foram usados como cenários e constatou um aumento significativo de procura, com média de crescimento de interesse de 125%1.

Na Croácia, a fortaleza medieval de Klis foi a atração ligada ao seriado que mais atraiu os viajantes: de 2015 a 2016 o ponto turístico foi buscado 579% a mais no TripAdvisor. As ruínas do forte deram forma a cidade fictícia de Mereen, governada por Daenerys Targaryen.

A cidade espanhola Campillo de Dueñas foi o município ligado ao “Game of Thrones” com maior crescimento em audiência no mundo, com 291% de buscas no site a mais do que comparado ao último ano. É lá que fica a atração Castillo de Zafra, que foi transformada na Torre da Alegria – cenário de luta vista por Bran Stark.

A fusão entre viagens e programas de TV já tinha sido percebida pelo TripAdvisor antes. A edição 2015 do TripBarometer, maior pesquisa do setor de turismo do mundo, revelou que um a cada cinco viajantes escolhe destinos com base no que eles viram na telinha.

Também é possível perceber que o interesse varia segundo as temporadas da série.

Por exemplo, o município espanhol de Osuna experimentou em 2015 um acréscimo de 44% nas visitas no TripAdvisor durante a quinta temporada de “Game of Thrones”, quando a arena de tourada foi transformada na arena de Mereen. Neste ano, o destino ficou fora da lista.

Segundo Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil, os dados mostram como programas de TV podem impactar rapidamente o turismo em determinados destinos. “Nós também percebemos um grande número de tours temáticos do ‘Game of Thrones’, no TripAdvisor. Fãs da série podem reservar sem sair de casa um passeio pelas locações de filmagem em Sevilha e Osuna, ver a lendária Calçada dos Gigantes em Country Antrim, ou seguir os passos de Robert Baratheon, Arya Stark ou os Lannisters nas vielas de Dubrovnik e Split”, afirma.

Férias nos Sete Reinos

Para aqueles que sonham em passar as férias ao estilo “Game of Thrones”, o TripAdvisor oferece a possibilidade de comparar preços e reservar hotéis nesses destinos. Alguns exemplos abaixo mostram que os melhores meses para viajar para esses locais é entre outubro e novembro. (Julia Boarini Pereira)