Sesc Pompeia promove encontros, minicursos e oficinas para debater temas atuais no circuito artístico contemporâneo

As atividades são gratuitas e voltadas a todos os públicos com retirada de ingressos para os encontros e oficina, já para os minicursos é necessário inscrição presencial na unidade

‘Diálogos Abertos – Discutindo as Artes Visuais’ é o nome do projeto que abarca programações que tem a intenção de criar fóruns de compartilhamento de ações, discussões e propostas para novas possibilidades de posicionamento e atuação dentro do cenário artístico atual, bem como promover reflexões sobre o trabalho de artistas, curadores, educadores e críticos de arte.

O projeto, com curadoria e idealização do núcleo de artes visuais do Sesc Pompeia,  coloca em pauta questões pertinentes e que necessitam de maior visibilidade dentro do sistema das artes na atualidade. A proposta é que haja uma temática por semestre, tendo início agora com o tema da educação em espaços expositivos.

Nesse bloco, as atividades contarão com profissionais respeitados em cada uma das temáticas abordadas: curadoria educativa, performance para artistas educadores, possibilidades de atuação em educativos, discussões sobre papel do educador dentro das exposições, entre outras. As atividades contam com a presença de nomes como Monica Hoff, Alejandro Robles (Museu Carmen Thyssen – Espanha), Rebeka Monita (Mamam – Recife), Jesús Morate (Fundação Telefônica – Peru), Fábio Tremonte, dentre outros. (Assessoria de Imprensa Sesc Pompeia)

Confira a programação completa

MINICURSOS
Inscrições na Central de Atendimento:
A partir de 13 de outubro (credencial plena), das 19h às 22h.

A partir de 14 de outubro (demais públicos), das 10h às 19h. 
Local: 10° andar do Conjunto Esportivo
A partir de 16 anos
Grátis

O Potencial das Artes e da Educação: cruzamentos criativos, com Jesus Morate (Peru)
17 a 20/10. Terça a sexta, das 19h às 21h30. 

Pautado nas experiências artísticas e educacionais do orientador, a proposta é apresentar a arte como agente educador e a educação como uma prática artística, ambas atuando num mesmo contexto ou de forma independente, em ações na sala de aula, museus, exposições, ações comunitárias, etc.

Performance para Artistas-Educadores, com Alejandro Robles (Espanha)
24 a 27/10. Terça a sexta, das 19h às 21h30

A atividade apresentará a performance como processo artístico e pedagógico dentro da educação em artes. Tendo como base seu trabalho com artista-educador residente no Museu Carmem Thyssen (Espanha), Alejandro Robles compartilhará com os participantes suas experiências e exercícios práticos na área da ação performática.

Curadoria Educativa Para Quê e Para Quem, com Monica Hoff
31/10 a 01/11. Terça e quarta, das 19h às 21h30

O curso apresentará o processo de criação de uma curadoria educativa em exposições artísticas, abordando a conceituação do projeto, possíveis colaboradores para o trabalho junto ao público, capacitação e formação de equipe de educadores, entre outros pontos.

ENCONTROS
Retirada de senha com 1h de antecedência no balcão de atendimento das Oficinas de Criatividade
Local: Sala 01 das Oficinas
A partir de 16 anos
Grátis

Modos de Ser: Artista-Educador – Poética como Prática
21/10. Sábado, das 14h30 às 17h30.

O encontro aborda o trabalho do artista-educador, que cria propostas de cunho autoral e poética, com base em pesquisas pessoais.
Mediação: Rebeka Monita (MAMAM – Recife/PE)
Convidados: Fábio Tremonte e Jesus Morate (Lima, Peru)

Modos de Fazer: Propostas de Residência Educativa
28/10. Sábado, das 14h30 às 17h30

O encontro apresentará aos participantes diferentes propostas de residência educativa que acontecem em museus e centros culturais no Brasil e no exterior. Esse formato de atuação nas ações educativas em exposições criar a possibilidade de novas práticas, reforçando a parceria educador-instituição-exposição-público. Convidados: Bianca Zechinato, Luara Carvalho e Alejandro Robles (Málaga – Espanha)

Mediação: Monica Hoff | Convidados: Bianca Zechinato, Luara Carvalho e Alejandro Robles (Málaga – Espanha)

Modos de Estar: O Educador e o Espaço Expositivo
Data: 25/11. Sábado, das 14h30 às 17h30.

O encontro pretende problematizar a prática de muitos museus e instituições culturais em colocar o espaço expositivo como um “ponto” de trabalho e ação do educador. Quais podem ser as estratégias de abordagem ao público nesse caso? Até que ponto essa demanda é pertinente e desejada pelos visitantes? A orientação ao público dentro da exposição faz parte do ofício do educador? Convidados: Rafael Silveira e Lili Antonelo

Mediação: Priscila Leonel | Convidados: Rafael Silveira e Lili Antonelo

OFICINA 
Retirada de senha com meia hora de antecedência no balcão de atendimento das Oficinas de Criatividade | Grátis

Corpos em exposição: Estratégia de Permanência e Criação no Espaço Expositivo, com Rafael Limongelli
Dias 12 e 19/11, domingos, das 15h30 às 16h30.

A oficina trabalhará as ideias pré-concebidas, dúvidas e expectativas sobre o comportamento corporal dos visitantes dentro de um espaço expositivo: Todos podem adentrar nesse espaço? Pode-se tocar nas obras ou não? Como se espera que o educador oriente o público? Essas e outras questões serão trabalhadas de modo lúdico e interativo, utilizando-se os espaços expositivos da unidade.

INTERVENÇÃO
Artista Educador em Cena – Manga com Leite Mata
Dia 20/11, segunda, das 14h30 às 19h
Local: Deck e Rua Central | Grátis

Conjunto de ações poéticas com temas relacionados ao racismo e a violência contra a população negra.

Serviço:
Diálogos Abertos – Discutindo as Artes Visuais’
Diversos Espaços
Grátis 

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia
Nos acompanhe!
instagram.com/sescpompeia
facebook.com/sescpompeia
twitter.com/sescpompeia

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS