VERSA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA / Evandro Bittencourt
Prêmios entregues aos finalistas somaram R$ 54 mil; jornalistas escreveram sobre o tema “A atuação das cooperativas goianas na geração de soluções para a crise”
Os vencedores do 2º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo, uma iniciativa do Sistema OCB/GO, foram conhecidos na manhã desta terça-feira (30/11) em evento realizado no Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia. Foram seis as categorias contempladas: Jornalismo Impresso, Rádio, Webjornalismo, TV, Fotografia e Jornalismo Cooperativista (categoria especial direcionada para o material jornalístico feito pelas cooperativas nos formatos texto, web, rádio e vídeo). A soma dos prêmios totaliza R$ 54 mil.
Os primeiros lugares foram conquistados por Adriano Reges (TV Anhanguera), na categoria TV; Lúcia Monteiro (O Popular), na categoria jornalismo impresso; Wesley Costa (O Popular), na categoria fotojornalismo; Nathália Cristina (CBN Goiânia), na categoria rádio; Fernando Dantas (A Redação), na categoria webjornalismo; e Ana Caruliny (Cooperativa Complem), na categoria Jornalismo Cooperativista.
Os vencedores receberam premiações em dinheiro: primeiro lugar, R$ 4,5 mil; segundo, R$ 3 mil; e o terceiro, R$ 1,5 mil, escolhidos pelo corpo de jurados técnicos. A Unimed Goiânia é a patrocinadora exclusiva do 2º Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo.
A entrega dos prêmios foi precedida pelo 7° Coomunica (Encontro de Comunicadores e Jornalistas de Cooperativas do Estado de Goiás), marcado pela palestra do empresário, professor e palestrante de negócios Arthur Igreja, que explorou o tema Comunicação e Inovação. O evento abre espaço para que os profissionais que trabalham na comunicação das cooperativas goianas possam debater estratégias e trocar experiências.
Tema do prêmio
As reportagens que concorreram ao prêmio abordaram o tema proposto e fizeram referência a um ou mais ramos do cooperativismo goiano: agropecuário; consumo; crédito; infraestrutura; saúde; trabalho, produção de bens e serviços e transporte. As matérias abordaram como subtemas um ou mais aspectos relacionados a questões sociais, econômicas e/ou inovação.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, explica que fortalecer a imagem e divulgar o cooperativismo é um dos objetivos da entidade. “Estamos na sétima edição do Coomunica e na segunda do Prêmio Goiás Cooperativo de Jornalismo, que também foi criado para prestigiar os profissionais de comunicação e de marketing. É um estímulo para que ajudem a difundir e fortalecer o modelo do cooperativismo no Estado”, afirma.
Luís Alberto ressalta que o cooperativismo é centrado em pessoas. E quando elas são atingidas por crises, o setor ganha ainda maior relevância, desempenhando seus papéis de produzir e transportar alimentos, cuidar da saúde e oferecer soluções financeiras mais acessíveis e justas, por exemplo. “O cooperativismo ajudou a reduzir o sofrimento de muitas pessoas desde o início da pandemia em Goiás e no Brasil”, diz.