SOCIEDADE BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA (SBR) FAZ ALERTA SOBRE SINAIS DA ARTRITE PSORIÁSICA, QUE ASSOCIA OS SINTOMAS DA PSORÍASE NA PELE E O DANO ARTICULAR E DOR CAUSADOS PELA ARTRITE

  • A cada três pessoas com psoríase, uma poderá desenvolver artrite psoriásica em algum momento de sua vida[1]
  • A artrite psoriásica combina os sinais e sintomas da psoríase na pele com a dor, a inflamação  e o dano nas juntas da artrite, provocando um “baque duplo” na qualidade de vida e na saúde do paciente.  
  •  artrite psoriásica demora, em média, cinco anos depois de manifestados os primeiros sintomas, para ser diagnosticada.

 

A partir desta segunda quinzena de maio, a Sociedade Brasileira de Reumatologia coloca no ar hotsite, para que a população possa se informar e participar da campanha “Baque Duplo” e responder ao questionário-teste sobre  artrite psoriásica, doença  reumática de caráter autoimune, crônica que associa os sintomas da psoríase manifestados na pele (placas avermelhadas, que descamam e coçam), com o inchaço, rigidez e dor nas juntas, comuns na artrite.  A campanha de conscientização da SBR tem apoio da AbbVie.  O hot site da campanha “Baque Duplo” pode ser acessado pelo portal da SBR, em www.reumatologia.org.br/baqueduplo .

A campanha da SBR se estende, além da plataforma online, com a distribuição gratuita de cartilhas com orientações gerais da doença, diagnósticos e formas de tratamentos, que podem ser retiradas na rede pública e privada de saúde ou baixada gratituitamente no portal da entidade www.reumatologia.org.br . Médicos dermatologistas também são foco da campanha, visto que os sintomas na pele dos pacientes podem avançar para o diagnóstico da doença reumática.

 “O diagnóstico precoce e o controle adequado da artrite psoriásica podem contribuir para a prevenção  do dano articular permanente e consequentemente da incapacidade física do paciente”, explica o reumatologista Célio Roberto Gonçalves,  presidente da Comissão de Espondiloartrites da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).  “A artrite psoriásica demora, em média, cinco anos depois de manifestados os primeiros sintomas, para ser diagnosticada.  Mesmo um atraso de seis meses no diagnóstico e  início adequado de tratamento podem provocar um dano permanente nas articulações.  Por isso, incentivamos o público a visitar nosso site, para obter mais informações sobre a artrite psoriásica “, completa o especialista.

 Mais sobre Artrite Psoriásica – Uma em cada três pessoas com psoríase pode desenvolver artrite psoriásica, um doença crônica, de caráter autoimune, que se manifesta na pele e nas articulações. Os sintomas da artrite psoriásica incluem placas avermelhadas na pele, que coçam e descamam (comuns na psoríase), como também a dor, o inchaço e a rigidez nas articulações (típicos da artrite).  Juntos, estes sintomas podem fazem com que o paciente sinta um “baque duplo” em sua saúde e qualidade de vida – daí, o nome da campanha. A artrite psoriásica pode afetar qualquer pessoa indistintamente. Com o passar do tempo, aumenta o dano nas articulações, tornando-o permanente, se não diagnosticada precocemente e controlada adequadamente.

 Tratamento e Diagnóstico –  O diagnóstico é feito com base em exames clínicos, laboratoriais e de imagem (raios-X e ressonância magnética).  É importante lembrar que o diagnóstico e o tratamento devem ser sempre feitos e acompanhados por um médico e, em geral, é necessária a participação do dermatologista e do reumatologista ao longo da jornada do paciente. O tratamento da artrite psoriásica varia de acordo com a forma como a doença se manifesta e pode incluir fisioterapia, medicamentos de uso tópico, anti-inflamatórios e, nos casos mais severos, drogas modificadoras da doença reumática (DMARDs) e cirurgia. A adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, praticar exercícios físicos e tomar banhos de sol também são importantes para melhorar a qualidade de vida.  Por causa das mudanças que a artrite psoriásica impõe ao paciente, também pode ser necessário procurar apoio psicológico.  “A artrite psoriásica pode representar um grande impacto na vida dos pacientes, tornando as atividades rotineiras difíceis de serem executadas, enquanto que os sinais na pele podem provocar problemas sociais e psicológicos”, alerta o presidente da Comissão de Espondiloartrites da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

 Para mais informações e teste online, acesse www.reumatologia.org.br/baqueduplo

 Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)

Fundada em 1949, a Sociedade Brasileira de Reumatologia é uma entidade em fins lucrativos,  filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), que conta hoje com mais de 1500 associados, 25 sociedades regionais filiadas e 24 assessorias e comissões científicas, que atuam nas várias expressões dessa especialidade médica. A SBR luta para promover a saúde da comunidade, contribuindo para a formulação de políticas públicas, bem como aprimorar os conhecimentos em reumatologia, estimulando os médicos-pesquisadores com prêmios, bolsas de estudo e financiamento de pesquisa. Outras informações: www.reumatologia.org.br (Finestra Comunicação)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS