UFSCar oferece minicurso sobre linguagem neutra

(crédito: divulgação UFSCar)

 Denise Britto  

Oferta, gratuita e online, está com inscrições abertas

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o minicurso “Linguagem inclusiva/linguagem neutra: a língua em mudança”, que pretende contextualizar, a partir das teorias linguísticas, o modo como têm se dado as mudanças na língua (com ênfase no Português brasileiro) – através do funcionamento e dos efeitos das reivindicações por representação.

Segundo a organização do minicurso, o uso dessas novas propostas na língua/discurso – que tem sido designado como “linguagem inclusiva”, “linguagem neutra” ou mesmo “neolinguagem” – atende a variadas demandas como, por exemplo, marcar a presença de mulheres, de pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino e até de uma notação não marcada, em termos de gênero, chamada de “neutra”. Além disso, a formação busca oferecer alternativas para pessoas que pretendem produzir ou revisar textos em concordância com essas demandas atuais. O minicurso será online, pela plataforma Google Meet, em quatro encontros, aos sábados (nos dias 20 e 27 de agosto e 3 e 10 de setembro), das 9 às 12 horas, e será ministrado pela professora Raquel Noronha, pesquisadora de pós-doutorado do Departamento de Letras (DL), com supervisão da professora Fernanda Castelano Rodrigues, do DL da UFSCar.

São ofertadas 40 vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de agosto, pelo e-mail ufscar.gepli@gmail.com. O minicurso é destinado a estudantes de pós-graduação e graduação da UFSCar, revisores linguísticos, professores das redes pública e privada e, havendo vagas, para interessados em geral. Para participar, não é necessário ser especialista nos estudos da linguagem, já que a abordagem não será feita de maneira estritamente técnica e teórica; as discussões serão feitas a partir de textos acerca da temática que circulam na mídia em geral e reflexões teóricas nas aulas síncronas (ao vivo) que dialoguem com o conteúdo assíncrono. Mais informações podem ser esclarecidas pelo e-mail ufscar.gepli@gmail.com.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS