Últimos dias para visitar a exposição “Nova Fotografia 10 Anos” no Paço das Artes

“Metrópolis”, de Marcus Laranjeira, homenageia o cineasta Fritz Lang. (crédito: Marcus Laranjeira/Acervo MIS)

Agência Galo

Com visitação gratuita, o espaço funciona de terça a sábado, das 11h às 19h; e domingos e feriados, das 12h às 18h

 

A exposição comemorativa “Nova Fotografia 10 Anos” encerra sua temporada no Paço das Artes — instituição pertencente à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estado de São Paulo –, no próximo domingo (19/02). A mostra, realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, exibe 60 trabalhos fotográficos contemplados pela convocatória Nova Fotografia, que se distinguem pela qualidade, inovação e diversidade. Com visitação gratuita, o espaço recebe visitantes de terça a sábado, das 11h às 19h, e domingos e feriados, das 12h às 18h.

Com diversidade e amplitude de técnicas, temas e abordagens, a exposição no Paço das Artes exibe trabalhos que revelam traços do cotidiano de cidades e povos, curiosidades e peculiaridades de dinâmicas socioculturais, além de mostrar experimentações analógicas e digitais. “Ambas as instituições, Paço das Artes e MIS, são reconhecidas por difundir e incentivar a participação de novos artistas no cenário cultural de São Paulo. Esta edição comemorativa reforça, mais uma vez, a importância dessa parceria para o reconhecimento dos jovens artistas brasileiros”, afirma Marcos Mendonça, diretor-geral do MIS, MIS Experience e Paço das Artes.

POR DENTRO DA EXPOSIÇÃO

Em Entre muros e ideias, de Marcos Muniz, a fotografia aborda o debate sobre o conflito entre palestinos e israelenses em Tel Aviv e Jerusalém, enraizados e inerentes no cotidiano. “A pluralidade cultural e étnica de Jerusalém reforça a discussão de que é preciso reatar os laços seculares de dois povos manchados por conflitos e desentendimentos”, cita o artista. Já em Bazares, o fotógrafo Silvio Piesco registrou histórias e expressões culturais de dezenas de comércios e feiras localizados em diferentes cidades e vilarejos da África e da Ásia.

Na série fotográfica Metrópolis, tributo ao filme de mesmo nome dirigido por Fritz Lang, em 1917, o fotógrafo Marcus Laranjeira utiliza construções e projetos urbanísticos para propor uma nova interpretação da cidade de São Paulo. Na mesma exposição, Flávia Junqueira marca presença com Balões, que propõe a discussão entre o universo “real” e o “ideal”. Neste trabalho, a artista apresenta objetos presentes na realidade que se misturam com a memória e a imaginação.

O fotógrafo Guilherme Botelho mostra a relação do indivíduo com o entorno em Voltar ao lugar onde se foi feliz, investigando a conexão do sujeito com lugares cotidianos e mostrando um olhar sobre o espaço em que cada um habita. “Essa diversidade de cenários corresponde à intenção de transitar entre espaços urbanos, rurais, desérticos, litorâneos e paisagens de diferentes culturas”, descreve Guilherme. O reggae, muito presente na cidade de São Luís, no Maranhão, é tema de Radiolas, de Felipe Larozza. Em seu trabalho, o fotógrafo registrou diversas versões das exuberantes radiolas – equipamentos de som formados por DJs, montadores e aparelhagens com potentes amplificadores de som.

Tipos, de Fernando Banzi, apresenta fotopinturas digitais produzidas em retratos do fotógrafo Alberto Henschel – responsável por registros do Rio de Janeiro e da monarquia brasileira durante o reinado de D. Pedro II. Em seu trabalho, Fernando utiliza retratos de negros e negras alforriados, produzidos por Henschel em Recife e Salvador em 1860, e ressignifica a questão histórica relacionada à população negra brasileira. Já a presença dos muçulmanos de origem africana na sociedade brasileira é apresentada em Tarikh al-Brasil, de Marcelo Schellini. O projeto reúne olhares, mãos que seguram o livro sagrado Alcorão, um copo escrito “eu amo Islã” e outros detalhes que buscam representar o universo islâmico.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Paço das Artes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Apoio Institucional é da empresa Kapitalo Investimentos na categoria Master, Vivo, Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro e TozziniFreire Advogados na categoria Prata. O apoio de midia é da JCDecaux,  Nova Brasil FM e Alpha FM e o apoio operacional do Pestana Hotel Group e Telium.

SERVIÇO

Exposição “Nova Fotografia 10 anos” no Paço das Artes  

Período: até 19 de fevereiro de 2023

Funcionamento: terças e sábados, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS