Uma viagem do conhecimento em Goiás

Fábio Borges

O Estado possui destinos pedagógicos ideais para reforçar o conteúdo da sala de aula em experiências incríveis

Goiás é um Estado repleto de atrativos. Natureza singular e diversidade turística e histórica atraem turistas de todo o Brasil. Para os estudantes goianos e da região, alguns destinos são excelentes para a visita, principalmente quando complementam o conteúdo da aula promovendo uma imersão do conhecimento.

Essa é a premissa da Forma Conhecer, operação da Forma Turismo especializada em conteúdo pedagógico e viagens educacionais. Abordar o assunto absorvido na sala de aula em um ambiente fora da escola é uma prática enriquecedora para os estudantes e eficaz, além de promover interação entre as turmas e valorização da cultura local. Abaixo são destacados cinco roteiros que contemplam diferentes áreas do saber, ideais para criar uma relação entre o material didático e a experiência extraclasse.

Contato com a natureza. O Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, em Pirenópolis, é uma reserva natural que promove a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos. Ideal para turmas a partir do Ensino Fundamental II, o programa engloba assuntos relacionados à biologia, ciências e geografia.

Água corrente. A cidade de Caldas Novas fica a 170 km de Goiânia e é um reduto de cachoeiras e lindas paisagens naturais. O destino é interessante para o estudo de ciências, biologia, química e conhecimento do ciclo da água, além de intrigantes formações da natureza.

Química e elementos. A visita ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste reúne as informações sobre o maior acidente com o isótopo Césio-137, que aconteceu em Goiânia em 1987. Perfeito para o estudo dos elementos químicos, o centro mantém um acervo histórico sobre o universo da radioatividade.

Entre livros e histórias. A União dos Escritores do Brasil, localizada em Goiânia, possui um acervo histórico surpreendente sobre a literatura do país. Na visita, os estudantes terão contato com diversas obras, além do aprofundamento sobre a literatura da cidade.

Da escravidão à liberdade. A visita à Fazenda Babilônia, localizada em Pirenópolis, possui valor histórico ligado à herança da escravidão no Brasil. O casarão colonial, tombado como Patrimônio Nacional, traz de volta a realidade do século XVIII e promove o estudo da história brasileira.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS