Unidos Pela Vacina avança nas entregas de doações às secretarias de Saúde dos municípios Goianos

VERSA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA / Evandro Bittencourt

Iniciado em Goiás em março deste ano, tendo como primeira fase uma pesquisa junto aos 246 municípios de Goiás, por meio das secretarias de Saúde dos municípios, o movimento Unidos Pela Vacina conta atualmente em Goiás com 23 empresas e entidades madrinhas, que assumiram a responsabilidade em doar os itens considerados estruturantes para acelerar e apoiar a vacinação contra a Covid-19.

Fazem parte das empresas e instituições doadoras: BRK Ambiental, Cifarma, BRFoods, BP Bunge, Aviva Algar FLC, Abrasce, Instituto Alok, Sicredi Brasil Central, Sicoob Unicentro, Grupo Otávio Lage, Anglo American, Sifaeg, Cia Hering, Colégio Notarial do Brasil- Seção Goiás, Grupo Saga, J. Assy, Grupo Jalles Machado, RG Log, Pif Paf, Grupo Tabocão, Sistema OCB/GO e  Fundepec.

Ao todo, as doações estão estimadas em torno de um milhão de reais e vão dotar as secretarias e regionais da Secretaria Estadual de Saúde em itens como câmaras frias, caixas coletoras, caixas térmicas, algodão, papel toalha, termômetros clínicos e para equipamentos de refrigeração e álcool em gel, dentre outros, totalizando mais de 33 mil itens.

Também no Estado há a colaboração permanente, enquanto durar a campanha de vacinação, da empresa transportadora RG Log, que colocou à disposição  do movimento dois veículos com motoristas, assumindo todas as despesas para realizar em duas rotas entregas das vacinas, transportando também imunizantes contra a gripe. Outra empresa, o Grupo Tabocão, se juntou à RG Log recentemente, contribuindo com a doação de combustíveis.

Capilaridade das doações

As doações beneficiarão os 246 municípios do Estado e ficarão disponíveis nas regionais da Secretaria de Saúde do Estado, como os freezers, que funcionam como entrepostos de distribuição a vários municípios. Em Goiás, são 18 regiões de saúde, agrupadas em cinco macrorregiões.

Todas as doações são realizadas diretamente pelas empresas madrinhas aos municípios, não havendo qualquer movimentação financeira por parte do Unidos Pela Vacina, que é responsável pelas pesquisas realizadas, contatos com a Secretaria Estadual de Saúde, entidades de saúde como Cosems e Conasems, além de fazer as conexões entre as empresas e entidades com os municípios, e cuidados necessários para o compliance da ação. A transparência e soluções efetivas são eixos do trabalho realizado, que nacionalmente mobiliza mais de 5 mil voluntários direta e indiretamente.

 As empresas e entidades doadoras têm histórico de trabalhos de desenvolvimento social, e todas têm contribuído de forma efetiva para que a vacinação esteja ao alcance de todos os brasileiros, com a meta de termos todos vacinados até setembro deste ano, ao menos com a primeira dose.

 Unidos Pela Vacina em Goiás

O movimento Unidos Pela Vacina é nacional, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, e está presente em todos os Estados da Federação, por meio de empresas madrinhas e voluntários. No Brasil, 2015 municípios já foram adotados e mais de 410 mil itens entregues.

 O Unidos Pela Vacina atua em apoio aos governos federal, estaduais e municipais, através do sistema SUS, como complemento para que as vacinas cheguem aos braços de todos os brasileiros.

 Os princípios do movimento são acelerar a vacinação, combater às fakes news que descredibilizam as vacinas e causam receios infundados na população; o esclarecimento contínuo da importância de se vacinar – para que tenhamos redução drástica nos óbitos e redução significativa da ocupação dos leitos de UTI’s.

Com a redução de contaminados espera-se também avanços no cenário econômico, já que a crise sanitária mundial tem reflexos na sustentabilidade das empresas e renda das pessoas – principalmente as de menor poder aquisitivo.

Em Goiás, o Movimento tem à frente o Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Goiânia, representado por uma de suas líderes locais, Helena Ribeiro e o Empresário Líder do Movimento no Estado, Fernando Maia, do Grupo Saga.

 Apoiam ainda o movimento localmente entidades como Acieg, Alego, AGM, Codese, Cufa, Faeg, FGM, Fecomércio, Fieg, Sifaeg,  Sistema OCB/GO, TCM, TJ, Cosems, Consamens, OAB, Arpen, Facieg, Goiânia Convention, AER 44 e Governo de Goiás, por meio da primeira-dama Gracinha Caiado.

O movimento segue com a adesão de empresas de todos os portes, e pessoas físicas que queiram participar como doadoras de itens como computadores, tablets, serviço de internet, jalecos, álcool em gel, termômetros e mão de obra, entre outros. Os doadores são responsáveis pela compra e entrega dos itens aos municípios e o Unidos Pela Vacina oferece a orientação e suporte necessários, além da conexão com as secretarias de Saúde dos municípios.

Serviço:

Para doações de empresas e pessoas físicas entrar em contato pelo e-mail go@unidospelavacina.org.br.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS