O artista visual Valdir Ferreira inaugura, no dia 7 de novembro, às 19h, a exposição individual itinerante “Figuração Simbólica em Arte Indígena – Homenagem aos Povos Indígenas”, na Galeria AGAV, localizada na Rua 05, nº 466, Centro de Goiânia.
A exposição apresenta obras que dialogam com a cosmologia, ancestralidade e simbologias dos povos originários brasileiros, valorizando a diversidade cultural indígena e suas expressões espirituais, rituais e visuais. Por meio de cores intensas, traços marcantes e elementos simbólicos, Valdir convida o público a refletir sobre memória, identidade e resistência.
A abertura contará com apresentações musicais de Ninawa Huni Kui, liderança e artista indígena do povo Huni Kui, e do multi-instrumentista Mestre Arnaldo J. Souza, criando uma atmosfera imersiva e sensorial para o público.
A curadoria é assinada por Miguel Jorge, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), que destaca a relevância da obra de Ferreira para a valorização das narrativas indígenas e para o incentivo ao diálogo entre arte contemporânea e ancestralidade.
A mostra estará aberta à visitação de 8 a 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 13h, com entrada gratuita.
O projeto “Exposição Figuração Simbólica em Arte Indígena” foi contemplado pelo Edital de Artes Visuais nº 05/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás (Secult-GO).
Sobre o artista
Valdir Ferreira é artista visual com trajetória dedicada à pesquisa e valorização das culturas tradicionais brasileiras, especialmente o universo simbólico indígena. Suas obras transitam entre pintura, desenho e expressões contemporâneas, explorando identidade, espiritualidade e memória ancestral.
Serviço
Exposição: Figuração Simbólica em Arte Indígena – Homenagem aos Povos Indígenas
Artista Valdir Ferreira
Abertura: 7 de novembro, às 19h
Visitação 8 a 30 de novembro
Horário:
9h às 13h
Local:
Galeria AGAV — Rua 05, nº 466, Centro, Goiânia-GO
Entrada: Gratuita
Curadoria: Miguel Jorge (ABCA)
Abertura musical:Ninawa Huni Kui e Mestre Arnaldo J. Souza
Realização: PNAB / Secult-GO
